sábado, 6 de agosto de 2011

O CÉU E AS TRADIÇÕES: PRESERVAR O CÉU DOS NOSSOS AVÓS


Mais um artigo sobre observação dos céus, de Guilherme de Almeida.

"Fora dos bastidores da ciência oficial de cada época, os diferentes povos criaram as suas próprias interpretações alternativas do céu nocturno e dos seus fenómenos. Sentiam o firmamento próximo dos seus interesses e das suas vidas: temiam-no e admiravam-no, dando-lhe também uso utilitário através de múltiplas e ricas interpretações. Pastores, viajantes, aventureiros, camponeses, navegadores e sacerdotes reuniram, à sua maneira, conhecimentos empíricos sobre o céu que os ajudavam na sobrevivência dária, nas decisões, viagens e celebrações. Transmitiram-se por tradição oral e chegaram aos nossos tempos: a atestá-lo temos ainda hoje (exemplos referentes a Portugal) designações como "Estrela Boieira", "Sete Estrelo", "Estrela do Pastor", "Cajado", "Cabritos", "Três Marias", etc., que nos trazem recordações distantes.
Como preservar esses saberes milenares, de inegável interesse histórico e documental, capazes de nos transportar aos tempos passados, estando nós numa época em que a maioria das pessoas pensa que tudo é descartável?"

Para aceder a este artigo (em pdf) clique aqui.

2 comentários:

Guilherme de Almeida disse...

Não há comentários?
Poemas jocosos não, por favor.
GA

Anónimo disse...

Mais um artigo sobre observação dos céus, de Guilherme de Almeida.

...Como preservar esses saberes milenares, de inegável interesse histórico e documental, capazes de nos transportar aos tempos passados, estando nós numa época em que a maioria das pessoas pensa que tudo é descartável?"

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...