quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Novas obras da Imprensa da Universidade de Coimbra

Destaques para novas obras sobre ciência publicadas pela Imprensa da Universidade de Coimbra:

- Estas máquinas chamadas Mundos
Eduardo Ivo Alves
Col. Estado da Arte n.º 12. Área científica: Geofísica.

Sinopse:

Nos últimos catorze mil milhões de anos formaram-se o tempo, o espaço, a energia, a matéria, as nebulosas, as estrelas, os planetas gasosos e os planetas sólidos. Nestes, formaram-se núcleos, mantos e crostas, minerais, rochas e atmosferas gasosas. Num deles, pelo menos, apareceu vida, que evoluiu até produzir seres estranhos que escrevem, lêem, fazem perguntas sobre o passado e sonham com o futuro. Este livrinho contém algumas dessas perguntas e sonhos, em forma de instruções de fabrico acessíveis a qualquer oficina caseira.

- Lógica, de Luís António Verney
Introdução e tradução de Amândio Coxito. Fixação do texto latino
de Sebastião Tavares de Pinho e Filipa Medeiros
Col. Portvgaliae Monumenta Neolatina. Área científica: Estudos Clássicos

Sinopse

A Lógica de Luís António Verney é uma obra filosófica redigida em latim para uso dos jovens portugueses. Esta lógica estuda diversos assuntos de natureza não formal (alguns deles característicos da lógica pós-renascentista), como os referentes ao conhecimento, à investigação e exposição da verdade, aos universais, às espécies de ideias, aos enganos dos sentidos, à probabilidade histórica, hermenêutica, moral e física, à interpretação dos livros sagrados, às regras das disputas, à refutação das falácias, ao tema do pedantismo retórico e filosófico, e ainda a outras matérias. De qualquer modo, o autor apresenta um grande número de assuntos relativos à lógica formal, nomeadamente: as teorias da definição, da divisão, do juízo, da proposição (sobre a matéria, a forma, as espécies, a quantidade, a oposição, a equipolência, a conversão) e do silogismo (regras gerais e regras particulares das figuras, todas elas ilustradas com exemplos abundantes).

Quase todas as questões constantes da Lógica de Verney são dignas de apreço. Mas importa salientar que elas são expostas com o recurso a numerosos exemplos para que os leitores da obra pudessem compreender com maior facilidade as doutrinas que encerram.

- CiênciaCidade
M. Paula Serra de Oliveira, Francesco Marconi

Sinopse

Começando por reinterpretar a interdisciplinaridade, como um novo conceito para um antigo modus faciendi, CIÊNCIACIDADE visita o universo da ciência - da biologia à física e à matemática, da ciência dos materiais à dos computadores - e reconhece-o não só como um lugar a frequentar assiduamente para arquitectura mas também como um "metafórico distrito da invenção cujo convívio pode oferecer recursos de saber capazes de dar ao projecto novos horizontes criativos".

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...