quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

EXERCÍCIO ELEMENTAR

Crónica publicada no "Boas Notícias".




Patrícia olha deslumbrada para a enorme tabela periódica dos elementos químicos, suspensa oblíqua num dos cantos do anfiteatro do Departamento de Química da Universidade de Coimbra.

A propósito do Ano Internacional da Química, Patrícia veio pesquisar informação para responder a um exercício pedido na sua escola: qual a composição elementar de um ser humano? Ou seja, quais os elementos químicos e em que quantidade média são presentes num ser humano?

Qual ser humano? Patrícia escolheu-se a si própria. Não por uma qualquer razão narcisista, mas porque quer identificar-se com o seu próprio trabalho. Para este exercício só precisa de conhecer o seu peso, que é igual a 55 Kg e explorar, por exemplo, no sítio Webelements na internet.

“É espantoso! Transportamos connosco cerca de metade dos elementos conhecidos! Alguns em maior quantidade do que outros, mas a variedade é deveras surpreendente! Até temos vestígios de Ouro (Au) e Urânio (U)!”, verifica Patrícia.

Quais os mais abundantes? Segundo a calculadora existente no sítio da Webelements, Patrícia possui cerca de 5,5 kg de Hidrogénio, 12,7 kg de Carbono e 33,6 kg de Oxigénio (valores médios e com uma incerteza de cerca de 5%). Estes são os elementos mais abundantes no corpo humano.

Patrícia pensa em substâncias que contenham estes três elementos. Em combinações e proporções diferentes, encontram-se na composição de moléculas como proteínas, lípidos (gorduras), hidratos de carbono (açúcares), ácidos nucleicos (DNA, RNA), hormonas, neurotransmissores…E claro, o Oxigénio e o Hidrogénio compõem a molécula da água. E o nosso corpo é composto por cerca de 7O a 75% em peso de água (o valor despende da idade, sexo e estado de saúde)! Ora 70% de 55 kg é igual a 38,5 kg de moléculas de água no corpo de Patrícia.

Patrícia sabe que algumas daquelas biomoléculas possuem outros elementos na sua composição. Por exemplo as proteínas, que se encontram em grande abundância nos músculos, são constituídas por aminoácidos, e estes possuem sempre, para além daqueles três elementos, Nitrogénio (N) na sua composição. Através da calculadora, Patrícia encontra o valor de 1,43 kg em Nitrogénio no peso do seu corpo.

Alguns aminoácidos contem também Enxofre (S) na sua composição. Neste caso Patrícia tem 110 g de Enxofre na constituição do seu corpo.

Antes do Enxofre, no mesmo período na tabela periódica, está o Fósforo (P). Este elemento faz parte da constituição dos fosfolípidos (constituintes das membranas das células), e dos ácidos nucleicos. Patrícia encontra o valor de 605 g para a quantidade do elemento fósforo no seu corpo.

E quanto sal de cozinha, ou seja, cloreto de sódio (NaCl), tem no corpo? Cerca de 143 g: 77 g de Sódio (Na) e 66 g de Cloro (Cl).

E de Cálcio (Ca) na matriz dos seus ossos? 770 g, regista Patrícia.

Agora Patrícia faz um ponto da situação de todos os valores até agora encontrados. A soma é igual a 54,858 kg de H, C, N, O, Na, Cl, Ca P e S.

A incerteza associada aos valores calculados faz com que os cerca de 140 g que faltam, para atingir os 55 kg do seu peso, sejam pouco significativos em relação à quantidade na realidade existente. Contudo, é indicativo da presença de outros 36 elementos que, de uma forma mais ou menos vestigial, estão presentes no seu corpo.

Patrícia contempla a tabela periódica dos elementos e pressente a química viva na rica constituição elementar do seu corpo.

António Piedade

3 comentários:

Anónimo disse...

Nitrogénio? Não será azoto?

Sérgio Rodrigues disse...

Não vou meter-me com os números e com os algarismos significativos...

Esta análise elementar é pouco intuitiva mas relativamente pouco referida (lembro-me de a ter visto num livro da Gradiva "Comida Inteligente" de Jean-Marie Bourre). A pequena diferença em termos de percentagem em água nas mulheres é no entanto significativa. Como costumo referir (se não me parecer que possa ser mal interpretado): "as mulheres têm maior percentagem de gordura que os homens, felizmente nos sítios certos!..."

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

nitrogénio, azoto qual o problema
agora o cálculo dos 38,5kg de àgua deixa
34,22kg de oxigénio e 4,28kg de hidrogénio
"presos nesse cálculo"

deixando apenas 33,6-34,22=-0,62kg de Oxigénio em défice

isto provavelmente devido à alta taxa de 70% de água no corpo humano
60% a 62% seria melhorzinho num adolescente

e numa adolescente um pouquinho menos devido à gordura corporal como foi referido

um bébé pode ter esses 70 a 75% de água
um adolescente ou um adulto excepto se sofrerem de retenção de líquidos

dificilmente se aproximariam da mais baixa destas percentagens

é só fazer as contas como dizia o....

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...