domingo, 6 de fevereiro de 2011

Inaugura Sala Doutor Luís de Albuquerque


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (na foto, o Doutor Luís de Albuquerque):

Inauguração da Sala Doutor Luís de Albuquerque na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra

O Reitor da Universidade de Coimbra inaugura no próximo dia 9 de Fevereiro, pelas 12 horas, a Sala Doutor Luís de Albuquerque, no 3.o piso do edifício da Biblioteca Geral (BGUC). Essa sala reúne a biblioteca pessoal daquele engenheiro geógrafo, professor de Matemática e grande humanista, que se notabilizou sobretudo como historiador dos Descobrimentos. Por vontade do próprio esse fundo deu entrada há alguns anos na Biblioteca Geral e foi agora colocado à disposição do público, graças em boa parte a um projecto apoiado pela Fundação Gulbenkian. Estarão presentes, além do Reitor, o actual Director da BGUC, Carlos Fiolhais, o Presidente da Delegação do Centro da Ordem dos Engenheiros, Engenheiro Octávio Alexandrino, já que essa associação profissional à qual o Doutor Luís Albuquerque pertenceu se associou à iniciativa, e, em representação da família do homenageado, a Arquitecta Helena Albuquerque. Na ocasião, a filha entregará à Universidade de Coimbra parte restante do arquivo pessoal de Luís Albuquerque, designadamente correspondência com o escritor Virgílio Ferreira.

Luís de Albuquerque (1917-1992), Engenheiro Geógrafo de formação, Doutor em Matemática pela Universidade de Coimbra e Doutor /honoris causa/ em História pela Universidade de Lisboa, foi Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia em Coimbra. Ganhou justa fama como investigador da história da náutica, da cartografia e da expansão portuguesa, assuntos sobre os quais escreveu numerosos livros e artigos. Vice-Reitor da Universidade de Coimbra de 1978 a 1982, foi Director da BGUC de 1978 até se jubilar em 1987. Na sua direcção, modernizou os serviços, adquiriu núcleos bibliográficos e conseguiu a oferta de diversos manuscritos, nomeadamente a Carta-portulano de Diogo Homem (ca. 1566). Além disso, doou a sua própria biblioteca assim como espólio pessoal, incluindo manuscritos e documentos. Desde os tempos de assistente de Matemática que se interessou pela história e, em geral, pelas humanidades, colaborando, por exemplo, na revista "Vértice". Na política, foi Governador Civil de Coimbra no período a seguir ao 25 de Abril. Homem generoso, nos últimos anos da sua vida, desdobrou-se em colaborações e ajudas desinteressadas nos projectos mais variados em Portugal e no mundo inteiro.

Para o Director da Biblioteca Geral: "Esta inauguração é uma homenagem justíssima a um antigo Director muito estimado por todos nesta Casa. Ele conduziu a Biblioteca numa altura difícil depois do 25 de Abril, tendo recebido o testemunho do Doutor Guilherme Braga da Cruz e passado o mesmo ao Doutor Aníbal Pinto de Castro. As bibliotecas pessoais doadas de que esta é um belo exemplo exigem um tratamento técnico demorado, mas, quando se conjugam os meios e as vontades, os projectos chegam a bom termo. Neste caso estamos mais uma vez gratos à Fundação Gulbenkian que nos permitiu inaugurar, na Sala que era de formação, um espaço dedicado a uma personalidade cuja riqueza se revela pela variedade e qualidade da sua biblioteca."

4 comentários:

Anónimo disse...

Por lapso, o meu breve comentário em verso a esta post saíu no post anterior, que nada tem a ver a matéria em causa, pelo que peço desculpa. JCN

António Piedade disse...

Tive a honra de ser seu aluno (complementos de análise matemática...e até tive uma nota máxima)
A Biblioteca Geral da UC (ou melhor, o seu Director e equipa), continua na senda da Excelência.
Estarei lá.
António Piedade

Anónimo disse...

Era bom que a UC não se esqueça dos Engenheiros Geógrafos

Anónimo disse...

O que está em causa... não são os engenheiros geógrafos, mas sim o Prof. Luís de Albuquerque. JCN

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...