domingo, 6 de fevereiro de 2011

Desenho quase inédito de Coimbra


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (do lado direito vê-se a Torre do Observatório Astronómico da Universidade, que foi destruído na época das grandes obras na Alta da cidade):

Deu entrada na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra no dia 26 de Janeiro de 2011 um desenho à pena parcialmente aguarelado com as dimensões de 197 x 319mm, há poucos anos adquirido pela Reitoria da UC à leiloeira Palácio do Correio Velho. Deste desenho, que era anónimo e se encontrava inédito à data da sua aquisição, já foi dada breve notícia pelo Prof. Doutor António Filipe Pimentel na revista "Rua Larga", Nº 25, de Julho de 2009. Segundo aquele Professor de História de Arte da nossa Universidade, a sua cronologia deve ser “dos anos finais do século XVIII ou (mais provavelmente) já dos iniciais do XIX” e “constitui a terceira mais antiga vista” panorâmica da cidade de Coimbra, depois das vistas de Georg Hoefnagel (publicada na obra de Georg Braunio, Civitates Orbis Terrarum, em finais do século XVI) e da de Pier Maria Baldi, no terceiro quartel do XVII, recentemente facsimilada. O desenho ingressou na colecção de manuscritos da Biblioteca.

2 comentários:

Anónimo disse...

Desenho notabilíssimo, a requerer fundamentada e mais precisa atribuição cronológica. JCN

Anónimo disse...

Luís de Albuquerque, em franca decadência
da nossa célebre universidade,
considerar-se pode, na verdade,
o seu maior padrão de referência.

JCN

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...