quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
NASA: UMA AVENTURA HUMANA
Informação recebida da produtora portuguesa UAU, que organizou uma exposição espacial na Suécia (vamos a ver se vem a Portugal...):
A partir de 27 de Janeiro no Museu Tekniska, em Estocolmo, viaje pelo Espaço... sem sair da Terra.
Em 1969, 20 de Julho, o Mundo parou ao redor dos rádios e televisores para assistir em directo à chegada do Homem à Lua. Proferida por Neil Armstrong, a frase "Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade" marcou este momento único na História do Homem, garantindo aos Estados Unidos a primazia sobre a então rival União Soviética, em matéria de exploração do Espaço.
Cinquenta anos depois, a NASA, agência espacial americana, mantém-se vanguardista no desenvolvimento de tecnologia e programas científicos que visam o aprofundamento do conhecimento do que existe para além do planeta Terra.
Num projecto que levou dois anos a desenvolver, a UAU, em parceria com a John Nurmine Events, celebra o 50º aniversário da NASA com uma exposição que reúne pela primeira vez os objectos, instrumentos e artefactos que possibilitaram que um sonho de sempre se tornasse realidade.
Com 21 anos de existência, a UAU sempre visou a produção e promoção de eventos de entretenimento de qualidade. Acreditando na inovação, não teme arriscar em projectos diferentes capazes de satisfazer públicos diversos, desenvolvendo conteúdos abrangentes e, cada vez mais, globalizados. Em 2006, Star Wars – The Exhibition foi o primeiro passo numa nova direcção UAU: a área das grandes exposições. Vista por mais de 5 milhões de pessoas, a exposição esteve 3 anos em digressão por diferentes cidades da Europa. O sucesso foi enorme e permitiu criar as bases para que novas ideias fossem desenvolvidas.
Com uma estratégia de crescimento sustentado, a UAU tem ger ido a sua posição nos mercados nacional e internacional de forma a concretizar os desafios a que se propõe. Em 2010, apesar da ameaça de crise financeira, a empresa produziu 91 espectáculos, apresentados num total de 1.290 sessões. Em digressão, 54 localidades portuguesas receberam 104 espectáculos e, internacionalmente, o espectáculo argentino concebido pela UAU, Tango Pasión, apresentou-se em 73 cidades europeias e sul-americanas. Na área corporativa, produziu e participou em 38 eventos para 29 clientes diferentes.
Em 2011, a UAU vai manter o ritmo anterior a que acresce a estreia mundial de NASA: A Human Adventure – The Exhibition, dia 27 de Janeiro, no Museu Tekniska, em Estocolmo.
Com um investimento de 3 milhões de euros, este projecto é o mais recente na vertente exposições. Num espaço de 2400 m2, mais de 400 objectos, dispostos em 6 galerias tematizadas, contam a história da NASA, uma história indissolúvel da própria tenacidade humana de concretizar o sonho de explorar o Espaço. As peças originais foram cedidas pela NASA e pelo Kansas Cosmophere, a construção das réplicas realizada por duas empresas norte-americanas e toda a estrutura da exposição foi feita em Portugal.
A recriação dos ambientes originais onde cada peça se destacou, os documentários sobre a vida dos astronautas no espaço, os modelos à escala real ou a mostra de fatos espaciais são alguns dos pontos fortes desta exposição única que, para além da NASA, conta com o apoio do Kansas Cosmophere, a Agência Espacial Europeia e o Discovery Channel.
NASA: www.ahumanadventure.com
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como se divertiam! Um conto de Isaac Asimov
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Tradução do conto The fun they had, de Isaac Asimov, publicado em 1951 e a que fizemo...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Não Entres Docilmente Nessa Noite Escura de Dylan Thomas (tradução de Fernando Guimarães) Não entres docilmente nessa noite seren...
Sem comentários:
Enviar um comentário