sábado, 15 de janeiro de 2011

GRANDES ERROS: CONFUSÃO NA ASTROLOGIA


O jornal "Público" informa-nos que uma inocente notícia num jornal americano sobre astrologia está a causar uma grande polvorosa. A notícia não era afinal novidade, pois esclarecia que as bases da astrologia estavam erradas, já que, devido ao movimento de precessão do eixo da Terra, o sítio onde vemos as constelações não é propriamente o mesmo quando a astrologia se desenvolveu e nos nossos dias. Por outras palavras, quem se julga Escorpião poderá afinal ser Balança ou quem se julga Gémeos poderá afinal ser Touro. Muita gente está confusa e preocupada. Eu, que sou Gémeos, não estou nada preocupado. Também não penso que a Maya e os outros astrólogos nacionais o estejam. Ela tem muitos poderes, como, por exemplo, o de conseguir ver os conteúdos de SMS recebidos por cronistas sociais... A propósito: quando é que o "Público" deixa de publicar horóscopos?

13 comentários:

margarida disse...

Ai! Então as flutuações de humor não se devem ao facto de eu ser Gémeos?! E as hesitações a ser de um dia cúspide a resvalar para Caranguejo?! Mau! Então serei mas é bipolar ou coisa que o valha?! ó diacho! Tá mal! Uma pessoa anda ao engano décadas! Isto não se faz! E isso de lermos os horóscopos para sabermos o que fazer ao fim-de-semana, como é? Agora temos de confiar numa ciência como a Meteorologia, não? Era o que havia de faltar! Homessa!
Arranjem-me lá isso dos eixos e não sei quê que eu gosto muito de ser Gémeos e justificar os maus humores com os desaguizados das criaturinhas que me compõem! A ver, hã?! Juizinho, que a Astrologia é que é !!! Maya à presidência e tal e coisa! Queremos uma presidenta também! Bruxos aos ministérios! Isto só lá vai com isoterismos!
(isto foi a´'Gémea' má a escrever... a boazinha ainda está em estado catatónico com a novidade mas em vias de se ir queixar ao Caranguejo destas tolices que os media publicam e blogues respeitáveis como este propalam...)

Bartolomeu disse...

A teoria reveste-se na prática, de lógica. Uma vez que o signo zodiacal é achado pela relação entre a posição dos astros e o local, no momento do nascimento, fácilmente se percebe que, dado a referida alteração do eixo de rotação da Terra, o mesmo local de nascimento, hoje, ~não corresponde métricamente ao que foi, por exemplo antes da ocorrência do terramoto do Haiti. No entanto, quem nasceu a 24 de Junho de 1955, não deixará nunca de pertencer ao sígno de caranguejo, nem de possuir as características gerais que o definem.
Não será?!
;)

Cisfranco disse...

"quando é que o "Público" deixa de publicar horóscopos?"

Mas a verdade é que tudo isto envolve muito dinheiro e a ignorância interessa a muita gente... Povo ignorante é um maná para muitos de muitas actividades. Afinal chegar ao verdadeiro "de rerum natura" é sempre mais difícil.

Anónimo disse...

Se até os astros no espaço
andam de passo trocado,
em termos de estardalhaço
melhor não é nosso estado!

JCN

Tiago Santos disse...

http://www.ionline.pt/conteudo/98605-nao-ha-razao-alarme-afinal-os-signos-nao-mudaram

Mais horrível é quando nesta notícia do I os astrólogos são considerados os especialistas e o astrónomo é o "gajo" das teorias...

Anónimo disse...

Seja por causa da terra,
seja por causa do céu,
tudo é motivo de guerra
desde que o homem nasceu!

JCN

Anónimo disse...

Eu gostava de saber era qual a motivação de tanto alarido por uma não notícia.

A única que eu vejo é que já nem a irrealidade convence a ficção em que vivemos!!!

Unknown disse...

E tudo isto começou com uma excelente campanha de marketing promovida por uma amiga minha.
http://astropt.org/blog/2011/01/14/campo-magnetico-e-ofiuco/

Carlos Oliveira

Cisfranco disse...

"... a boazinha ainda está em estado catatónico "...

Este estado catatónico, referido pelo 1º comentário, lembra-me este outro estado catatónico:

Um jovem acaba de se licenciar em medicina e o pai fica tão feliz que lhe oferece logo um bom carro topo de gama. Inicia solitário uma viagem e quando se dirige ao posto de abastecimento de combustível, apesar de buzinar e esperar muito tempo não aparece ninguém. Lá aparece finalmente um rapazinho que diz:
- Escusa de buzinar que ninguém vem atendê-lo. A filha do dono morreu ontem e estão todos no velório.
O jovem médico pensa: “ Se não posso seguir viagem sem combustível, não adianta nada esperar. Vou até ao velório, já que não posso fazer mais nada”.
Lá chegado, ao aproximar-se da defunta, vê algo extraordinariamente raro. Chama logo o pai da “falecida” e diz-lhe:
- Olhe, meu amigo, eu sou médico e a sua filha não está morta... está em estado catatónico. Parece morta mas não, está viva.
- Mas... pode fazer alguma coisa por nós? – pergunta o pai completamente desolado.
O médico explica que há uma possibilidade remota de a trazer à vida, mas é necessário provocar-lhe uma sensação forte... e pergunta:
- A sua filha tem namorado?
- Tem e está aqui.
- Então tirem a jovem do caixão e levem-na com o namorado para o quarto e que façam amor durante toda a noite.
Assim se fez, cumprindo sem reservas as ordens médicas.
Passadas 4 horas o namorado abre a porta do quarto e aparece a rapariga vivinha da silva... Grande alegria e admiração geral. Faz-se logo uma grande festa e o jovem doutor foi presenteado com tudo do melhor que havia, encheram-lhe o depósito de combustível e seguiu viagem prometendo voltar em breve.
Passados 15 dias decide ir visitar a “ex-defunta” e chegado ao posto de gasolina repete-se a mesma cena do 1º dia: ninguém aparece por mais que buzine. Até que aparece um rapazinho, que conhecendo o médico diz:
-Ainda bem que apareceu, doutor, pois o sr. Engrácio, o pai da menina que o sr. salvou, morreu há 10 dias. Já metade da aldeia o enrabou... mas não ressuscita...

Olha aonde nós chegámos por causa do estado catatónico e de a conversa ser como as cerejas...

Américo Oliveira disse...

"Quando é que o "Público" deixa de publicar horóscopos?" e, dirão outros, notícias do futebol?

Por mim, que não sei de que signo sou nem vou à bola, podia ser já hoje. Há aqui, todavia, um pequeno problema. Se os leitores que suportam o jornal são cada vez menos, é muito provável que este se tornasse economicamente inviável se ficasse apenas com os que as não lêem.

Enfim, uma maçada...

Anónimo disse...

Não vejo razões para alarme!
Eu andei cerca de 50 anos a pensar que era Peixes e afinal, feitas as devidas correcções, sou Aquário.
Surpreendentemente, depois de ler as características dos nativos deste signo, descobri que me assentam tão bem como as do anterior.:)))
Luísa

Anónimo disse...

É sempre fácil dizer que "eu sou culto e tu és burro" ou "eu sou cientificamente inteligente e tu um bronco suspticíoso".

Mas não seria mais inteligente explicar como originalmente apareceu o Zodíaco, o que é a precessão, "donde vem o 13º signo", asua evolução nos tempos e outros factos esclarecedores.

Mas isso dá trabalho, como dizia a outra no Reality Show "Isso agora não interessa nada".

Em fim, mentalidades escolásticas ....

Anónimo disse...

Eu não sou "suspticíoso", mas tenho um espírito muito aberto. Espero que tanta abertura não me leve a perder o cérebro...
José

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...