quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Presidente



Vejam este discurso de OBAMA sobre o Estado da União (2011). Vejam o que disse sobre energia, inovação, educação, economia, iniciativa, emprego, empreendedorismo, justiça. Vejam o que disse sobre os professores: "Queres mudar a vida do teu país, torna-te professor". Que sorte tem um país em ter um presidente assim.

12 comentários:

Anónimo disse...

Sim, de facto, ainda assim os nossos políticos são melhores a mentir, já viram o que têm feito ultimamente e o que preparam para fazer na Educação?

O Obama não terá hipóteses de fazer melhor, coitado!!!!

Anónimo disse...

... e 1 hora a falar sem dizer nada, bravo de facto, não é fácil, temos que lhe dar os parabéns.

LOL

Marco disse...

Eu não sei se foi o Obama que esteve a falar 1 hora sem dizer nada ou se foi o Anónimo que esteve a ouvi-lo 1 hora sem ouvir nada.

Anónimo disse...

Ouvir... não é perceber! JCN

José Augusto Macedo do Couto disse...

Para mim, seria de estranhar que o Presidente Obama não entendesse a Educação e os Professores como constituindo e representando a peça central e nuclear do puzzle que é a nossa vida.
Como Português, tenho pena que, aqui em Portugal, haja pouca gente — com poder de decisão — que pense, com verdadeira convicção, desta mesma maneira.

Anónimo disse...

Entre ouvir e perceber
um passo vai de gigante:
as coisas são consoante
a gente as quer entender!

JCN

Fartinho da Silva disse...

Na abertura do ano lectivo 2009/2010 fez um discurso que pode ser lido na íntegra aqui:
http://www.ionline.pt/conteudo/22105-leia-e-guarde-esta-licao

Mas posso acrescentar que disse o contrário do que se afirma por cá:

"No entanto, a verdade é que nem os professores e os pais mais dedicados, nem as melhores escolas do mundo são capazes do que quer que seja se vocês não assumirem as vossas responsabilidades. Se vocês não forem às aulas, não prestarem atenção a esses professores, aos vossos avós e aos outros adultos e não trabalharem duramente, como terão de fazer se quiserem ser bem sucedidos"

O aluno tem que trabalhar:

"No entanto, escolham o que escolherem fazer com a vossa vida, garanto-vos que não será possível a não ser que estudem."

Mais uma vez, afirma que o aluno tem que trabalhar:

"Não podem deixar a escola e esperar arranjar um bom emprego. Têm de trabalhar, estudar, aprender para isso."

À conversa mole das dificuldades familiares e blá, blá disse o seguinte:

"não são desculpa para não fazerem os vossos trabalhos nem para se portarem mal. Não são desculpa para responderem mal aos vossos professores, para faltarem às aulas ou para desistirem de estudar. Não são desculpa para não estudarem."

O aluno tem que trabalhar e muito:

"Ninguém nasce bom em nada. Tornamo-nos bons graças ao nosso trabalho. Não entramos para a primeira equipa da universidade a primeira vez que praticamos um desporto. Não acertamos em todas as notas a primeira vez que cantamos uma canção. Temos de praticar. O mesmo acontece com o trabalho da escola. É possível que tenham de fazer um problema de Matemática várias vezes até acertarem, ou de ler muitas vezes um texto até o perceberem, ou de fazer um esquema várias vezes antes de poderem entregá-lo"

Agora comparem com os discursos facilitistas, demagógicos e populistas que se fazem por cá...

Enquanto não percebermos que todos temos que assumir as nossas responsabilidades não vamos a rigorosamente lado nenhum. Que responsabilidades são essas? Vou começar pelas simples e óbvias:
- os pais devem educar os filhos;
- os professores deve estudar e ensinar;
- os alunos devem estudar e aprender.
Parece simples, mas em Portugal tudo o que é simples não se faz... e não se faz porque dá muito trabalho e é demasiado barato...

Anónimo disse...

Bom, acho que quem escreveu o discurso do Obama é altamente profissional, é uma pena que não passem de palavras ocas na tentativa de reconquistar o povo americano, faltam as acções, alguém acredita naquele discurso?!

Os europeus continuam na maioria a adorar o Obama, tanto quanto as mentiras dos "Media", não sejam anjinhos!!! Quando discernimos propaganda e a lavagem ao cérebro, de fato, a visão das coisas muda definitivamente. Sejam a mudança que tanto querem ver no mundo.

Arthur C. Clarke, no capítulo de 3001, a Odisseia Final "Sources and Acknowledgements": define "Intelectual" como: "Alguém que recebe educação para lá da sua inteligência."

Disse.

Anónimo disse...

A ver, a não perder:

http://www.stansberryresearch.com/pro/1011PSIENDVD/PPSIM128/PR

Anónimo disse...

Obama falou bem. É claro que quando alguém se mexe, toma a iniciativa e assume a responsabilidade dos seus actos, põe em evidência aqueles que nada fazem. Os mesmos que depois sentem a necessidade de responder vindo aqui dizer que Obama nada disse.

Anónimo disse...

É de mau gosto enxovalhar Obama
pela simples razão de estar à frente
do povo americano, cuja mente
tem resistido a chafurdar na lama!

JCN

Paulo Rato disse...

J. Norberto Pires,
Não lhe digo que desista de expor aqui o que alguém com a dimensão intelectual de Barak Obama escreve, lê e tenta pôr em prática, apesar das dificuldades que o sistema político da "democracia" americana coloca a quem não obedece cegamente à "linha justa"... dos grandes potentados económicos.
Mas não se esforce a tentar explicar seja o que for aos nossos "neo-cons". Não vale a pena. São iguais aos outros. Para algum esclarecimento suplementar que ainda lhe falte sobre as características desta espécie, basta assistir a algumas emissões do "Daily Show", do Jon Stewart (também estão na internet). Ele mostra-os em plena actuação! É edificante!
Paulo Rato

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...