segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dia da notícia da treta mais deprimente do ano


Hoje é o dia da habitual notícia de ciência da treta do início do ano, segundo a qual estamos no dia mais deprimente do ano!! Iupie, a partir daqui só pode melhorar. i, Publico, Radio Renascença e TVNet (pelo menos) deram esta notícia recorrente, a par dos seus embasbacados congéneres internacionais, que lhe chamam "blue monday". Esta é a notícia da treta mais deprimente do ano, segundo a fórmula (que eu inventei agora):

N/C + J/S

Em que N é o número de anos em que esta notícia vem sendo repetida nos media, C a credibilidade da afirmação, J o número de jornalistas que transcreve este press release e S o sentido crítico dos mesmos. É que não é preciso ter muita cultura científica para olhar para a fórmula apresentada pelo alegado psicólogo investigador (aliás não muito diferente da que eu inventei) e para a sua conclusão fabulosa, para torcer o nariz. Essa torcidela deveria desencadear uma pequena investigação, procurar referências na literatura ou, na ausência de tempo, pura e simplesmente abandoná-la. Convenhamos que não é informação com que não possamos viver (talvez seja útil para escolher o dia mais adequado para cortar os pulsos ou saltar da janela). Mas vivemos a ditatura do engraçadismo e uma coisa destas está de acordo com o regime.

Será que é para o ano que algum destes órgãos de informação averigua a credibilidade desta coisa antes de transcrever o press release?

Correcção: Um leitor atento fez-me chegar esta correcção à minha formula, que passo a transcrever e subscrever:

Como a credibilidade tende para 0, o primeiro termo tende para infinito e logo o segundo termo é desnecessário.

3 comentários:

Ana disse...

Ou antes de transformar uma piada numa notícia (como aquela dos signos...).

ABS disse...

Vi a noticia há meia hora no Público e não quis acreditar no que lia. Pelo menos o Público tinha alguma obrigação de trabalhar a outro nível, que dos restantes, enfim... mesmo que a esperança seja a última coisa a morrer.
Isto está preto, está.

Guilherme de Almeida disse...

É curiosa essa forma de quantificação. Mas falta-lhe algo.
Para ser uma equação, ou "UMA FÓRMULA" (palavra terrível que faz logo lembrar uma receita para fazer um bolo ou a lista de ingredientes para confeccionar uma poderosa bomba)falta-lhe mais alguma coisa.

Vejamos: N/C+ J/S = a quê ???

GA

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...