segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

SUPER-ESCOLA ou o retrato da Escola portuguesa

Texto que nos chegou. O realismo torna-se, neste caso, humor... sério.

"Onde estão as melhores escolas do mundo? Claro! Está certo! Em... Portugal. Ora vejamos com atenção o exemplo de uma vulgar turma do 7.º ano de escolaridade, ou seja, ensino básico. Ah, é verdade, ensino básico é para toda a gente, melhor dizendo, para os filhos de toda a gente!

DISCIPLINAS/ÁREAS CURRICULARES NÃO DISCIPLINARES:
1. Língua Portuguesa
2. História
3. Língua Estrangeira I - Inglês
4. Língua Estrangeira II - Francês
5. Matemática
6. Ciências Naturais
7. Físico-Químicas
8. Geografia
9. Educação Física
10. Educação Visual
11. Educação Tecnológica
12. Educação Moral R.C.
13. Estudo Acompanhado
14. Área Projecto
15. Formação Cívica

É ISSO - CONTARAM BEM - SÃO 15. Carga horária = 36 tempos lectivos.

Não é o máximo ensinar isto tudo aos filhos de toda esta gente? De todo o Portugal? Somos demais, mesmo bons!

MAS NÃO FICAMOS POR AQUI!!!! A Escola ainda:
* Integra alunos com diferentes tipologias e graus de deficiência, apesar dos professores não terem formação para isso;
* Integra alunos com Necessidades Educativas de Carácter Prolongado de toda a espécie e feitio, apesar dos professores não terem formaçãopara isso;
* Não pode esquecer os outros alunos,'atestado-médico-excluídos' que também têm enormes dificuldades de aprendizagem;
* Integra alunos oriundos de outros países que, por as mais das vezes não falam um cu de Português, ou melhor, nem sequer sabem o que quer dizer cu.


Tem o dever de criar outras opções para superar dificuldades dos alunos, como:
* Currículos Alternativos
* Percursos Escolares Próprios
*Percursos Curriculares Alternativos
*Cursos de Educação e Formação


MAS AINDA HÁ MAIS...
A Escola ainda tem o dever de sensibilizar ou formar os alunos nosmais variados domínios:
*Educação sexual;
*Prevenção rodoviária;
*Promoção da saúde, higiene, boas práticas alimentares, etc. ;
*Preservação do meio ambiente;
*Prevenção da toxicodependência;
*Etc, etc...'peço desculpa por interromper, mas... em Portugal são todos órfãos?'(possível interpolação do Ministro da Educação da Finlândia).


Só se encontra mesmo um único defeito: Os PROFESSORES!!! Uma cambadade selvagens e incompetentes, que não merecem o que ganham, trabalham poucas horas (Comparem com os alunos! Vá! Vá! Comparem!!!). Têm muitas férias, faltam muito, passam a vida a desrespeitar e a agredir os pobres dos alunos, coitados! Vejam bem que os professores chegam ao cúmulo de exigir aos alunos que tragam todos os dias o material para as aulas, que façam trabalhos de casa, que estejam atentos e calados na sala de aula, etc... e depois ainda ficam aborrecidos por os alunos lhes faltarem ao respeito! Olha que há cada uma!

COM FRANQUEZA!!! Vale a pena divulgar ao maior número de pessoas (de preferência não professores) para que uma visão mais realista se comece a sedimentar. É bom que as pessoas percebam que ter filhos acarreta muita responsabilidade - não só a de os alimentar, vestir, comprar telemóveis, mp3, PC, como também, e principalmente: EDUCÁ-LOS!!!!!"

7 comentários:

Anónimo disse...

LOL, este artigo é de facto interessante mas ainda lhe falta uma coisa muito importante.

A nova Escola Virtual, sem professores na sala de aula, sem limitações do número de alunos e turmas.

É lindo! O programa está ser cumprido à risca.
Texto preditivo de Bertrand Russell:

http://4.bp.blogspot.com/_hrxBOZ697xs/S9BJWULIDyI/AAAAAAAAApc/EadLDX0nLJ0/s1600/man_1.PNG

http://1.bp.blogspot.com/_hrxBOZ697xs/S88XSjadsmI/AAAAAAAAApM/Ybpfb7dSlaM/s1600/man_2.PNG

http://4.bp.blogspot.com/_hrxBOZ697xs/S88XOcG1jXI/AAAAAAAAApE/_1roZPST_S4/s1600/man_3.PNG

http://2.bp.blogspot.com/_hrxBOZ697xs/S88XJI8YkbI/AAAAAAAAAo8/Z8T3ZJYbyc4/s1600/man_4.PNG

ou nesta versão:
http://www.scribd.com/doc/30288061/A-MANIPULACAO-CIENTIFICA-DE-NOSSA-REALIDADE

Anónimo disse...

Os pais não querem saber dos filhos, querem ter e fazer para mostrar que é bonito, para fazerem inveja o vizinho, como se tivessem comprado um novo carro.
A crescente falta de respeito e de educação que vêm aumentando de ano para ano é culpa da falta de educação que as crianças não recebem em casa, as gerações de adolescentes de agora são os filhos dos adolescentes do 25 de Abril, quando se passou da censura e do proibido para a destruição e vandalismo em que se passou a poder fazer tudo.

A escola tem que ensinar muitas matérias mas os pais têm que fazer o trabalho de casa, não cabe à escola ensinar tudo.

Fartinho da Silva disse...

Esta descrição do impossível não poderia ser mais exacta. Mas houve e há quem acreditou e acredite que isto pode funcionar...

Vasco Gama disse...

Não se pode defender os professores sem atacar os pais? Ele há pais que não cumprem as suas funções mas também há professores que não cumprem as suas funções. E depois? Haja tento nessas cabeças!

joão boaventura disse...

Quem se der ao trabalho de consultar o “Relatório do estado da administração do país” apresentado pelo Ministro do Reino, Filippe Ferreira de Araújo e Castro, em 30.12.1822, poderá reconhecer o reino em que vivemos, passados quase 190 anos, e da necessidade de encontrar uma vacina mais actuante, depois dos fracos resultados da Democracia. Eis como estava este Reino em 1822:

”...é forçoso confessar que os meios de instrucção, que por ora temos, não está ainda em harmonia com a illustração do século, nem com as necessidades da nação. A Administração e economia publica ressentem-se da falta de economistas e administradores; ao mesmo tempo que nos sobejam theologos e juristas” (in Historia dosa Estabelecimentos Scuentificos / litterarios e artísticos / de / Portugal / Nos successivos reinados da Monarquia”,
de José Silvestre Ribeiro, Typographia da Academia Real das Sciencias, Lisboa, 1872, pp 365 e 366).

Poderá dizer-se que agora haverá economistas e administradores a mais, e teólogos e juristas a menos, mas convém não esquecer que tanto o minguado como o excessivo transportam consigo o mesmo mal. Este reino não avança, e a educação sofre as consequências por viver neste meio coloidal de carências e excessos.

Fartinho da Silva disse...

Caro Vasco da Gama,

O que se pretendeu dizer é que não cabe ao Estado educar, esse trabalho é da responsabilidade dos pais.

Fartinho da Silva disse...

E entretanto acontecem estas coisas:

http://3.bp.blogspot.com/_gL7V187iPOE/TTlnqd0b0lI/AAAAAAAAAHk/1DFsRyo7v4M/s1600/4.png

"A escola pública está em apuros"

Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião   Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...