quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

AEROPORTO DE MONTE REAL


Texto recebido do nosso colaborador de outras ocasiões Armando Vieira:

Com a opção do aeroporto da Ota afastada, e nível alarmante da dívida pública a por em causa a construção do novo aeroporto em Alcochete, acho que é altura de relançar a discussão sobre o tema.

Os autarcas da região Centro, Oeste e Norte deveriam defender a opção Monte Real? A base aérea de Monte Real está instalada numa zona excelente que podia ser facilmente transformada num aeroporto civil. A topografia do terreno é óptima, a cintura urbana circundante não é muito densa e o impacto ambiental não seria significativo. Com a A1 a poucos quilómetros, após a conclusão da A8 e da A17 os acessos rodoviários são excelentes, quer para Norte quer para Sul. A única infra-estrutura necessária seria um acesso ferroviário de qualidade, não necessariamente o TGV (outra opção de utilidade discutível). Monte Real tem ainda a vantagem de estar situado no coração de uma zona do país economicamente muito dinâmica além de ficar equidistante de Porto e Lisboa.

Poder-se-ia argumentar que a zona centro não tem massa crítica para se construir um grande aeroporto. Mas porque se tem de construir um grande aeroporto com capacidade para mais de 40 milhões de passageiros ano? Não tenhamos a ilusão de transformar o novo aeroporto num hub ibérico. Esse hub já existe e está em Madrid. Barcelona, uma cidade muito maior e mais central que Lisboa, tem apenas mais 40% de tráfego aéreo. É o aeroporto de Barajas em Madrid que fica com a parte de leão do tráfego internacional espanhol.

É altura de aprender com a história e deixarmo-nos de megalomanias doentias. O que o país necessita não é um super aeroporto mas um outro aeroporto de apoio à Portela. Com as várias centenas de milhões de euros gastos em obras de ampliação, a Portela terá uma capacidade de até 20 milhões de passageiros. Com um outro aeroporto, sobretudo para as companhias de baixo custo (as designadas low cost), o país ficaria perfeitamente servido.

A única desvantagem de Monte Real seria a de estar longe de Lisboa. Porém, está mais que na altura de nos libertarmos das forças centralizadoras da capital. As assimetrias de poder económico entre Lisboa e o resto do país não param de crescer. Se mais investimento não for feito noutras regiões, correremos o risco de nos transformarmos num país como o Brasil, uma nação do tamanho da Europa mas onde quase metade da riqueza é produzida numa única megacidade: São Paulo. Se é todo o país que vai pagar o aeroporto ele deve ser feito para servir o país inteiro.

É claro que haverá um custo pela deslocação de infra-estruturas logísticas e pelo transporte de passageiros e mercadoria entre os principais centros urbanos nacionais e Monte Real. Mas esse custo seria compensado pelo desenvolvimento do país inteiro e não apenas de Lisboa e pela qualidade de vida das pessoas que se libertassem do stressante quotidiano da capital.

Armando Vieira

5 comentários:

باز راس الوهابية وفتواه في جواز الصمعولة اليهود. اار الازعيم-O FLUVIÁRIO NO DESERTO disse...

mas porque transferir o que funciona

se nem o tráfego vai aumentar provavelmente nas próximas décadas e vai provavelmente diminuir

bilhetes transoceânicos a 200 dólares estão a chegar ao fim assim como as frotas low cost depauperadas por milhões de milhas e com dificuldades de substituição dos aparelhos

os créditos andam maus

Diogo Morgado Conceição disse...

Concordo em absoluto com o Armando!

Temos de apostar em múltiplos pólos de desenvolvimento regional e parar de pensar na utopia megalómana de um pólo dominador à escala europeia (ou mesmo ibérica) sediado em Lisboa.

O Prof. Carlos Fiolhais deixa num outro post uma análise muito lúcida sobre a realidade de Coimbra. As provas de pujança que a cidade vai dando, juntamente com o resto da Região Centro, devem ser "acarinhadas" e nutridas, não espezinhadas pela arrogância centralista de Lisboa.

Basta ver o exemplo europeu: em quase todos os países, existem variados aeoroportos comerciais de baixa densidade de tráfego que servem - bem - os interesses das suas populações. As apostas megalómanas e centralistas têm sido uma opção recorrente que explica, em grande parte, o insucesso do País a nível do desenvolvimento, da economia e das contas públicas.

Anónimo disse...

Falam tanto da arrogância e do centralismo de Lisboa, mas a mim parece-me é que começa a haver uma certa arrogância e tendencisismo no sntido pró-Centro/Norte neste blog.

Só falam de Coimbra e de tudo o que da região Norte, como se do Tejo para baixo não existisse nada.

Aeroporto em Monte Real!? Mas para que é que isso serve? Um novo aeroporto em Lisboa serve muito melhor os interesses do país como um todo do que um aeroporto em Monte Real, e se é para falar em aroportos no interiores falem antes no aeroporto de Beja que em tremos geográficos está estrtegicamente muito mais bem colocado e faz muito mais sentido.

Anónimo disse...

boa tarde, essa ideia é super ja a alguns anos que se fala nisso mas como portugal é so:lisboa, porto e algarve pour isso a região centro não pertence a portugal e pour esta razão não tem direito aux transportes dites du ano 2010 eu acho isto verdadeiramente escandaloso e injusto mas eu desejo-vous bastante couragem para fazer mudar alguma coisa sobre tudo em positif e constructivo para a melhoração do seu proprio povo,,, cumprimentos

Anónimo disse...

Há muitos de vós que nem um mapa sabem consultar...
Sejam espertos e consultem a densidade puplacional do Alentejo e da Zona Centro.
Vejam a distância entre Lisboa e Faro e Lisboa e Porto.
Onde faz mais sentido? Monte Real ou Beja?
Uma vez que o governo já tem em Beja a massa investida que arranque com sucesso, mas não se esqueça que Monte Real tem muito mais potêncial e possibilidade de Expansão até a Marinha Grande (os terrenos do Pinhal de Leiria são do Estado).
Sem duvida que Monte Real é uma excelente opção e não deve ser esquecida.
Paulo Mendes

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