sexta-feira, 23 de abril de 2010

PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE PORTUGAL


Saiu em 2008 em edição do Museu Nacional de História Natural, encontra-se à venda nesse local, mas é difícil de encontrar noutros sítios. E é pena porque se trata de uma bela edição! Partindo da sua tese de doutoramento a paleontóloga Vanda Santos, nascida em Moçambique e que hoje trabalha naquele Museu, apresenta-nos, com o auxílio de sugestivas ilustrações a cores o essencial do que se sabe sobre as marcas que aqueles monstros deixaram em solo português. Eu, por exemplo, que sabia dos fabulosos rastos na Pedreira do Galinha, em Ourém, e também no Cabo Mondego, na Figueira da Foz, fiquei a saber dos trilhos de um grupo de sete dinossauros, uns maiores e outros menores, no Cabo Espichel. Boa parte de Portugal já foi, portanto, um Parque Jurássico!

Deixo aqui a sinopse:
"Em Portugal existem pegadas e pistas de dinossáurios em zonas litorais e em antigas pedreiras. O estudo destes icnofósseis permite conhecer a anatomia dos pés e das mãos dos dinossáurios que os produziram, o seu modo de locomoção, o seu comportamento individual e social, os ambientes que frequentaram, entre outros aspectos. As jazidas com pegadas de dinossáurios são, assim, uma importante fonte de informação sobre este grupo de animais já extintos há 65 milhões de anos e constituem, igualmente, locais privilegiados para o ensino de temas relacionados com a Geologia e a Paleontologia. O presente trabalho pretende divulgar o conhecimento científico adquirido com o estudo destas jazidas, realçando o seuvalor científico, cultural, pedagógico e patrimonial, e contribuir para a sua preservação."
E deixo uma das ilustrações, mostrando o modo como as pegadas se originaram:

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...