![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhjAURFC3fxfARfI1F_axqPPXTEjs1Ha_2fNIBObNhL05_GKPYWEq-vVKgRFgK0U9VYOL5ZY20YybhDdEltMQGVCBvHs7YKVEyoGzL9j16dDn2C-qUj_z0YXP0m-_FUTB-1UTNpQblNwAqn/s400/Mariotte+Sciencia+Todos+R.jpg)
Do Holoscópio, o blogue (interrompido no último ano) de Luís Miguel Bernardo, Professor de Física da Universidade do Porto, transcrevo parte do seu post onde explica quem foi o Padre Amadeu de Vasconcelos (que usou, entre outros, o pseudónimo de Padre Mariotte), que referi no meu mpost anterior:
"Amadeu de Vasconcelos viveu longos períodos da sua vida em Paris e aí escreveu e publicou vários dos seus livros e artigos ─ em Português e Francês ─ em prol da ciência, contra a maçonaria e a favor do catolicismo e de um nacionalismo original. Como se pode ler na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira este padre “tratou os mais variados assuntos culturais, artísticos, políticos e doutrinários com inegável brilho e grande competência”. Foi director do jornal católico Novidades, durante 14 anos e em 1948 professou na Ordem Beneditina com o nome de Padre Amadeu de Nossa Senhora. Recolheu-se então ao Convento de Singeverga tendo colaborado intensivamente no Mensageiro de S. Bento ─ Revista Beneditina e Missionária, que iniciou a publicação em 1948. No primeiro artigo que escreveu nesta revista, em Dezembro de 1949, intitulado Portugal Arauto do Evangelho e da Ciência, defendia o pioneirismo de Portugal na criação da ciência moderna, uma tese que preparava e que veio a apresentar, por intermédio da Sociedade de Geografia de Lisboa, num congresso internacional de geografia realizado em 1952, em Washington."
Para ver o resto clicar aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário