domingo, 18 de abril de 2010

CRÍTICA A "SOLAR" DE MCEWAN


"Human orbits" é o título da recensão do livro "Solar" de IAN McEWAN (na imagem) feita por WALTER KIRN, o autor de "Up in the air" ("Nas Nuvens", que originou um filme com George Clooney). Começa assim:

"Certain books are so bad that they're actually rather good. Ian McEwan's new novel is just the opposite: it's so ingeniously designed, irreproachably high-minded and skillfully brought off that it's actually quite bad."

Para mais ler aqui.

2 comentários:

Paulo Gama Mota disse...

Estou a finalizar a minha leitura de Solar. Um livro supostamente sobre a ciência e a sua complexa interacção com a sociedade traçada a partir da história de um físico a tentar uma 'solução' para o aquecimento global.
E devo dizer que o livro não aquece. É uma leitura agradável. Mas não é grande literatura.

Está muita gente a embandeirar em arco com o livro. Veja-se H. Vasconcelos no Ipsilon: "Selvagem, ultrajante, pessimista, sarcástico, McEwan dá-nos um retrato genialmente corrosivo - e realista - do nosso tempo..."
Não me parece de todo. Tem graça numas passagens - como quando lhe dá uma vontade tremenda de urinar no meio da neve com -35º - mas é muito superficial.

maria disse...

como todos os livros dele , aliás. literatura ligth massificada. escritor de guiões cinematográficos. suponho que é sinal de que já não há escritores os prémios que este senhor ganhou. muito difícil escolher um livro de há uma vintena de anos pra cá.

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...