domingo, 18 de abril de 2010

CRÍTICA A "SOLAR" DE MCEWAN


"Human orbits" é o título da recensão do livro "Solar" de IAN McEWAN (na imagem) feita por WALTER KIRN, o autor de "Up in the air" ("Nas Nuvens", que originou um filme com George Clooney). Começa assim:

"Certain books are so bad that they're actually rather good. Ian McEwan's new novel is just the opposite: it's so ingeniously designed, irreproachably high-minded and skillfully brought off that it's actually quite bad."

Para mais ler aqui.

2 comentários:

Paulo Gama Mota disse...

Estou a finalizar a minha leitura de Solar. Um livro supostamente sobre a ciência e a sua complexa interacção com a sociedade traçada a partir da história de um físico a tentar uma 'solução' para o aquecimento global.
E devo dizer que o livro não aquece. É uma leitura agradável. Mas não é grande literatura.

Está muita gente a embandeirar em arco com o livro. Veja-se H. Vasconcelos no Ipsilon: "Selvagem, ultrajante, pessimista, sarcástico, McEwan dá-nos um retrato genialmente corrosivo - e realista - do nosso tempo..."
Não me parece de todo. Tem graça numas passagens - como quando lhe dá uma vontade tremenda de urinar no meio da neve com -35º - mas é muito superficial.

maria disse...

como todos os livros dele , aliás. literatura ligth massificada. escritor de guiões cinematográficos. suponho que é sinal de que já não há escritores os prémios que este senhor ganhou. muito difícil escolher um livro de há uma vintena de anos pra cá.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...