sexta-feira, 16 de abril de 2010

CIÊNCIA EM FAMÍLIA


Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:


DESCOBRE OS ANOS INCRÍVEIS | 18 DE ABRIL (11H00)

Birras, protestos, desobediência, intolerância à frustração ou mesmo agressividade: todos pais são diariamente confrontados com as atitudes desafiadoras das crianças. Mas será que lhes respondem da melhor maneira? O programa "Anos Incríveis" já chegou a Portugal e promete ajudar as famílias a lidar com os problemas de comportamento dos mais novos. Um projecto a conhecer no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Nos EUA existe há mais de três décadas e está agora a ser implementado em Portugal para ajudar pais e educadores a prevenir comportamentos problemáticos nas crianças, desde uma simples birra à manifestação de atitudes agressivas. O programa "Anos Incríveis" vai estar em destaque no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra. No dia 18 de Abril às 11 horas, pais e crianças são convidados a participar numa sessão que promete ajudar as famílias a interagir melhor com os mais novos.

"O grande objectivo do programa 'Anos Incríveis' é ajudar os pais a lidar com todos aqueles comportamentos mais desafiadores e difíceis - por exemplo, comportamentos agressivos, opositivos, falta de tolerância à frustração, birras e não obediência", explicam as investigadoras da FPCEUC, Andreia Azevedo e Tatiana Carvalho Homem. Mas não só: "paralelamente, pretende aumentar as competências sociais das crianças, melhorar as suas estratégias de resolução de problemas e gestão das emoções e promover as suas competências académicas e prontidão escolar", sublinham.

Segundo as investigadoras, que participam num projecto da FPCEUC sobre aplicação do programa em Portugal, "de uma forma geral, os pais que recorrem ao programa sentem-se mais competentes para lidar com os problemas de comportamento das crianças e utilizam mais estratégias positivas".

De resto, o objectivo é ajudar todas as famílias. "O programa pode ser utilizado com crianças de famílias ditas saudáveis , bem como com crianças com perturbação de comportamento já diagnosticada", frisam.

No programa 'Anos Incríveis" são trabalhadas aptidões como brincar, elogiar e recompensar a criança, dar ordens de forma eficaz, estabelecer limites, ignorar, aplicar consequências e promover estratégias de resolução de problemas.

No Museu da Ciência, Andreia Azevedo e Tatiana Carvalho Homem vão apresentar aos pais a filosofia e as principais ideias do programa "Anos Incríveis" e dinamizarão algumas actividades pensadas para os mais novos. "As crianças serão convidadas a brincar, fantasiar, desenhar, pintar, ler livros, fazer jogos, de acordo com os princípios-chave do programa. O grande objectivo é proporcionar um tempo especial a estas crianças, seguindo as suas brincadeiras e criatividade, assim como um tempo especial entre pais e filhos", revelam.

Criado há mais de três décadas nos EUA, o projecto "Anos Incríveis" tem evidenciado "resultados positivos na diminuição dos comportamentos problemáticos das crianças, no incremento das competências parentais, na interacção pais-filhos e na manutenção destes ganhos ao longo do tempo", reconhecem as investigadoras da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Em Portugal, o programa tem vindo a ser dinamizado por Maria Filomena Gaspar e Maria João Seabra Santos, da FPCEUC, pioneiras no país na investigação e implementação dos "Anos Incríveis". As duas professoras coordenam, de resto, o projecto de investigação do qual fazem parte Andreia Azevedo e Tatiana Carvalho Homem e que avalia a aplicação do programa em grupos de pais de Coimbra, Lisboa e Porto. Saiba mais


Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...