segunda-feira, 19 de abril de 2010

EXPOSIÇÃO "JOAQUIM DE VASCONCELOS" EM COIMBRA


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra sobre exposição sobre "Joaquim Vasconcelos, um homem de cultura", que foi casado com Carolina Michaelis de Vasconcelos, que inaugura amanhã pelas 17 horas, com a presença do Pró-Reitor para a Cultura , José António Bandeirinha:

20 Abril | 21 Maio 2010
Segunda a Sexta-feira
10h00 às 12h00 | 15h00 às 17h00
Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (Sala de S. Pedro)

A exposição é uma organização conjunta com a Biblioteca Pública Municipal do Porto, havendo um intercâmbio com a exposição sobre Carolina Michaelis, que esteve em Coimbra.

Joaquim de Vasconcelos (1849-1936) erudito, arqueólogo, historiador e crítico de arte, nasceu no Porto. Órfão de pai e mãe na infância, enviou-o a família para Hamburgo, onde frequentou o ensino secundário, adquirindo sólidos conhecimentos de língua alemã. Às funções de professor de línguas no Liceu Central do Porto, que desempenhou entre 1883 e 1924, aliou Joaquim de Vasconcelos outras actividades que lhe eram especialmente caras, a saber, a de secretário da Sociedade de Instrução do Porto, a de director-conservador do Museu Industrial e Comercial do Porto, criado por decreto de 1883, e a de inspector do ensino industrial na circunscrição do Norte. Das suas obras, dedicadas a matérias culturais tão variadas como história da arte em geral, história da música, história da pintura, escultura e gravura, história da arquitectura e das artes industriais, antropologia e etnografia, arqueologia, crítica literária, pedagogia e ensino, museus e exposições, destacam-se Os Músicos Portugueses, Arqueologia Artística, A Reforma Geral do Ensino das Belas Artes, Arte Românica em Portugal.

Integrada no projecto em curso, Carolina Michaëlis (1851--1925) – Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): Um encontro de culturas e de Saberes, que a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Câmara Municipal do Porto e a Faculdade de Letras da Universidade do Porto estão a desenvolver, a presente exposição tem como objectivo contribuir para o conhecimento da Vida e da Obra de Joaquim de Vasconcelos.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...