segunda-feira, 19 de abril de 2010

O CASO GALILEU

Informação recebida do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra:

"CASO GALILEU": O MAIS SURPREENDENTE NÃO VEM NOS LIVROS é uma 'viagem' ao interior do processo que opôs o pai da ciência moderna a praticamente todos os seus contemporâneos e que acabaria julgado pela Inquisição.

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra vai promover um curso que pretende desinstalar ideias feitas sobre um dos 'casos' mais polémicos da História do pensamento ocidental. Porque, dizem os especialistas, a verdade é muito mais surpreendente do que o que vem nos livros. Quando há precisamente 400 anos resolveu olhar o céu com a sua luneta melhorada, Galileu Galilei talvez não imaginasse que se preparava para atiçar uma das maiores controvérsias da história da cultura ocidental. Defensor, contra o que era aceite por quase todos no seu tempo, de que a Terra não era o centro do Universo, o "pai da ciência moderna" enfrentou um dos mais mediáticos processos da Inquisição.

O Museu da Ciência propõe, em colaboração com o investigador Henrique Leitão (Centro de História das Ciências da Universidade de Lisboa), uma 'viagem' ao interior do "caso Galileu", num curso que revisitará os documentos originais ligados ao processo, em vez de ler a interpretação de algum historiador.

Como diz um dos mais famosos especialistas do assunto, Maurice Finocchiaro: 'O caso Galileu é controverso demais para ser lido apenas em sínteses interpretativas; é da maior importância ler em primeira mão o que aconteceu'", frisa Henrique Leitão, que publicou em Março o primeiro livro de Galileu Galilei alguma vez traduzido em Portugal, Sidereus Nuncius. O Mensageiro das Estrelas".

O curso, dirigido a professores, estudantes e ao público em geral, terá lugar nos dias 22, 28, 29 e 30 de Abril entre as 17h00 e as 20h00 e, no dia 24, entre as 10h00 e as 13h00.

O prazo de inscrição termina a 16 de Abril. Os interessados poderão encontrar mais informações aqui.

1 comentário:

Anónimo disse...

Há quem queira encontrar algum misticismo neste caso que é de uma simplicidade tal.
Galileu em parte recorreu a conhecimentos anteriores dos gregos e em parte inovou.
Galileu propôs uma teoria, que ao contrário do que se diz, já se sabia válida, o conhecimento cientifico não chegava às massas mas os letrados que tinham conhecimento do mundo antigo já sabia de coisas que não colavam muito com o que se dizia, havia até quem tivesse esses conhecimentos e os escondesse..

A questão é, galileu com as suas ideias vai causar uma revolução, mas se as massas são iletradas que raio de revolução pode ele causar? não continuaria o sol a nascer e a por-se todos os dias?

Só se causa revolução quando há um poder que pode ser destituído, e o problema era mesmo esse, a igreja sabia até de mais que galileu tinha razão, assim como Copérnico também a tinha, mas não foi por nenhum motivo de fé ou dogma religioso, foi sim porque os padres se preocuparam e demais por uma possível perda de poder da sua instituição, que para quem não sabe, a igreja podia comandar exércitos, cobrar impostos e praticar a justiça!

Se os padres não tivessem implicado e tivessem dito, sim ok você tem razão e o mundo continua a girar, nada se tinha passado e a igreja nem seria um pouco beliscada como não foi de facto.

O que aconteceu foi ressabianço dos padres contra alguém que não se limitava a deixar que os outros pensassem por si e ai sim era o medo, porque os padres que são espertos, sabem que a ciência é o perigo, o demónio (metáfora) uma vez essa pessoa a pensar por si é meio caminho para meter outros a pensarem por eles, coisa que a igreja sempre temeu!

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...