sábado, 13 de março de 2010

TELEMÓVEIS E IGNORÂNCIA


Como é habitual aos fins de semana, destacamos um dos posts do físico Bob Park, que mantém há muitos anos a coluna electrónica "What's New" onde combate a pseudo-ciência, a fraude e a ignorância.

CELL PHONES: THE MAINE PROBLEM IS SCIENTIFIC IGNORANCE.

The use of cell phones has become ubiquitous in modern society. There is also a lot of brain cancer. This has led to a lot of people to suggest that the two are connected, and the state of Maine is considering legislation that would require cell phone manufacturers to print a warning on the product. But has the incidence of brain cancer increased at anything like the numbers of cell phones. It is a troubling issue for most physicists who recognize that cell phones almost certainly can’t cause cancer. All known cancer agents act by breaking chemical bonds in DNA, creating mutant strands that may multiply to become cancers. Microwave photons are orders of magnitude short of being able to break chemical bonds. The Federal Communications Commission, the Food and Drug Administration and the American Cancer Society recognize this, but for most Americans the words “quantum mechanics” are simply an announcement that you won't understand what follows. Even a very bright high school student probably won't have any idea what you're talking about.

Robert Park

2 comentários:

José Batista da Ascenção disse...

Ora aqui está uma informação que os nossos divulgadores de ciência devem traduzir claramente. Eu próprio me sinto em condições de informar os meus alunos de que os fotões não são capazes de quebrar as ligações químicas entre os átomos da molécula da vida - o DNA, pelo que os telemóveis não causam cancro.
Só tenho pena que as operadoras aproveitem para (nos) impingir(em)mais telemóveis. E que a carteira dos portugueses pais e a paciência dos professores (alguns deles fraco exemplo, a este nível...), fiquem (ainda) mais desguarnecidas.
Seja como for, saber faz bem.

Rui P. Guimaraes disse...

Este é um problema que certamente deverá ser discutido pelos nossos cientistas. Eu também envergonho-me de só ter aprendido sobre radiacao ionizante apenas no meu mestrado. Nao deveria ter falado neste assunto já no nono ou decimo ano quano se aprofunda o estudo do atomo? Quanto tempo demorará o conhecimento cientifico a passar da sua comprovacao nos jornais revistos para a escola? Porque se ainda estuda tao pouco a mecaninca quantica na escolas quando muitas das teorias ja estao bem comprovadas? Vivemos numa sociedade em que o avanco cientifico avanca a um ritmo exponencial. Que mecanismos existem para que os manuais escolares sejam constantemente actualizados e que habilitem os estudantes a participar nas discussoes cientificas? Que mecanismos existem para que os ex-alunos se possam actualizar sem terem que descortinar diaramente revistas cientificas sensacionalistas? Portanto, a partir de que ponto se passa da teoria sugestao à teoria conhecimento que pode ser disseminado pela populacao, e logo, pela escola? E como passar este conhecimento rapida e eficazmente para a escola?

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