sábado, 1 de agosto de 2009

Novo Roteiro de Lisboa

Informacão recebida do jornalista Fernando Correia de Oliveira:

O Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva acaba de comemorar 10 anos e, para assinalar a data, editou um roteiro, convidando a um deambular por Lisboa, à descoberta da Ciência e da Tecnologia.

São 14 propostas, para um olhar diferente sobre a cidade, sugerindo-se percursos a pé, para residentes e forasteiros. Sabe onde fica o Meridiano Zero da capital, que durante muito tempo marcou a Hora Oficial do país? Ou que a Calçada Portuguesa tem 5 frisos e 11 padrões, sendo matematicamente possível ir até aos 7 frisos e 17 padrões, havendo projectos para criar os que faltam? Ou que o Estuário do Tejo é o maior da Europa e alberga flamingos, enquanto os Jacarandás são árvores exóticas vindas da América do Sul?

Estas perguntas, bem como outras sobre a Baixa Pombalina, os eléctricos, os chafarizes, a esfera armilar, os relógios de sol, o Grande Aterro, o lioz, os elevadores ou a Hora Legal poderão serrespondidas, sempre com base científica, neste Roteiro do Pavilhão do Conhecimento. Até a luz de Lisboa, essa realidade tão subjectiva de que todos falam, está aqui explicada cientificamente.

O Pavilhão do Conhecimento pretende editar mais Roteiros (em versões portuguesa e inglesa), dedicados agora aos Locais do Conhecimento, aos Sabores da Cidade, às Pedras e Colinas. Sempre vendo Lisboa de uma forma diferente do habitual, com os olhos da Técnica e da Ciência.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...