terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Vaticano: Representatividade e Finanças



Uma das principais causas da crise financeira europeia é o tamanho do Estado. Nos últimos anos, vários países da região gastaram mais que do que entrou nos cofres públicos e a saúde financeira foi ladeira abaixo. Ao oeste do Rio Tibre, localizado no centro de Roma, a cidade-estado do Vaticano sofre com mesmo problema da Itália, Grécia e Espanha. Ou seja, as contas papais estão no vermelho.

Soberano da Itália desde 1929, o Vaticano amargou recentemente um dos piores anos de sua história em termos fiscais. Balanço aprovado pelo Conselho de Cardeais em julho do ano passado mostra que a cidade-estado amargou um déficit de US$ 18,4 milhões em 2011. Em 2010, após esforço para melhorar as contas, a Santa Sé havia registrado um auspicioso superávit de US$ 9,9 milhões.

O balanço aprovado pelo conselho dos cardeais não esconde a causa do rombo. "O item mais significativo nos gastos foi o relativo ao pessoal, que em 31 de dezembro somava 2.832 pessoas. Gastos com comunicação também devem ser considerados", diz o documento que apresentou o balanço de 2011.

Apesar de ter o 7º menor mercado de trabalho do mundo, a cidade-estado tem um índice elevado de trabalhadores por habitante: são 3,5 empregados para cada um dos 800 moradores da Santa Sé.

Ou seja, os servidores do Vaticano representam 354% da população. Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o porcentual dos servidores públicos sobre a população no Brasil é cerca de 12% e, na média dos países da OCDE, o porcentual é de 22%.

Fonte:  Fernando Nakagawa, correspondente do Jornal O Estado de São Paulo em 11/02/2013

7 comentários:

Cisfranco disse...

Grande atitude a deste homem, o Papa Bento XVI. Corajosa e lúcida que só por si vai criar novas regras e derrobar tabus. Há gestos que são históricos e que só os grandes homens praticam.

João Lisboa disse...

O Gotti Tedeschi dizia tudo muito clarinho: http://lishbuna.blogspot.pt/2013/01/a-mensagem-de-ano-novo-do-ceo-da.html

Francisco Domingues disse...

Bem! Reponhamos a Verdade: 1 - O Vaticano continua a revestir-se de luxo (em todos os aspectos mormente no nº de servidores; até tem uma Guarda!!!) o que é completamente contrário ao espírito do Evangelho que diz defender e apregoar, vivendo do turismo e visitas ao museu, etc., mas também das esmolas dos fiéis dadas nas igrejas e santuários de todo o mundo: um escândalo! E Bento XVI nada fez para alterar a situação. Pelo contrário! 2 - Bento XVI perseguiu, como João Paulo II, (já quase santo!!!) todos os movimentos de renovação nascidos no seio da própria Igreja. Outro escândalo! 3 - O Cristianismo continua a viver de "Verdades" para as quais não há qualquer prova credível; desde a suposta ressurreição de Cristo ao aparecimento da Virgem em Fátima (sancionada pelo papa precedente, por este não!)
Claro que a renúncia de Bento XVI é de louvar. No entanto, nada de novo se espera do novo papa, pois vai ser escolhido entre os eleitos por Bento XVI para a Cúria, logo, para lhe sucederem...

Os que estão a fazere tijolo dizem que bossa senhoria benceu.... disse...

A principal razão da crise é a criação de valor virtual em dívida e em imobiliário e em seguros e afins e não o tamanho ou a populaça de classe média dos estados

e o desemprego nas sociedades de serviços europeias por deslocalização internética

o papa é o vº a renunciar num milhar de anos...

o cristianismo o vaticano e a europa continuam a viver de virtualidades e de passados de glória

agora com um pouco menos de trigo na hóstia

e um pouco menos de vaca no hamburguer papal

Bento XVI é mais um anacronismo europeu

num mundo cheio de etíopes escurinhos

Unknown disse...

Congresso de Comunicação de Ciência
SciCom PT 2013

:: Envolver o público
:: Envolver os cientistas
:: Envolver os media

27 e 28 de Maio de 2013 | Pavilhão do Conhecimento, Lisboa

O Congresso de Comunicação de Ciência 2013 pretende ser um ponto de encontro e discussão para todos os que trabalham e se interessam pela comunicação e divulgação da Ciência.
A comunidade de profissionais que se dedicam à investigação, promoção, comunicação e disseminação de ciência em Portugal tem-se desenvolvido consideravelmente nos últimos anos, com o correspondente aumento na quantidade e qualidade do trabalho realizado nestas áreas. Paralelamente a este crescimento, o interesse pelas questões científicas e tecnológicas e a procura de informação científica aumentou de forma sensível nos diferentes sectores do público. Com esta evolução, também amplificaram as oportunidades e a necessidade de actualização, de debate e de interacção na comunidade de profissionais de comunicação de ciência. O Congresso de Comunicação de Ciência – SciCom PT 2013 pretende ser uma plataforma ao serviço desses objectivos.

Data limite para submissão de propostas: 26 de Março de 2013
Data de anúncio das propostas aceites para comunicação: 22 de Abril de 2013
Data limite para inscrição: 20 de Maio de 2013

Anterior edição: Workshop SciCom Portugal, 8 de Abril 2011

Cisfranco disse...

Se o meu caro achasse que alguma coisa de novo havia a esperar do novo Papa é que eu me admirava.

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Ciência de conceito! Idéia e idade.

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...