terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

TOP 5 DE LIVROS SOBRE FÍSICA SAÍDOS EM PORTUGUÊS EM 2012

A Gazeta de Física pediu-me que fizesse um Top 5 de livros sobre Física (ou sobre assuntos à volta da Física) saídos em Portugal no ano pasado. Escrevi isto:

- Cristina Carvalho. "Rómulo de Carvalho  António Gedeão. Príncipe Perfeito" (Estampa). Já havia uma auto-biografia ("Memórias", Fundação Gulbenkian, 2010), mas a filha do famoso professor de ciências físico-químicas  e poeta, também ela escritora, escreveu uma biografia de uma personagem ímpar da cultura portuguesa do século XX. Um retrato tirado de perto, por vezes íntimo, de um autor cuja memória permanece inspiradora.

- James Gleick, "Informação. Uma História. Uma teoria. Um dilúvio" (Temas e Debates e Círculo de Leitores). Embora vá muito além da Física, este grande volume do autor de "Caos" aborda  o tema da informação, um tema que não pode deixar de interessar o leitor comum nestes tempos de globalização, conseguida através do transporte rápido de informação. A obra ganhou o Prémio para o melhor livro de ciência em 2012 da Royal Society.

- Stephen Greenblatt, "A Grande Mudança. Origem e história do pensamento moderno" (Clube do Autor). Não é bem de Física, mas tem a ver com a Física pois expressa uma visão atomística do mundo muito antes de  se conhecerem os átomos experimentalmente. Um professor de Harvard, especialista em Shakespeare e no seu tempo, conta-nos neste livro premiado com o Pulitzer a descoberta numa abadia alemã no século XV de um manuscrito do poeta latino Titus Lucrécio Caro, "De Rerum Natura" (Sobre a Natureza das Coisas). O encontro do poema clássico precedeu o Renascimento e a subsequente Revolução Científica. O título de Lucrécio foi tomado por um blogue em português centrado no cruzamento das ciências e das humanidades.

- Nuno Santos, Luís Tirapicos e Nuno Crato, "Outras Terras no Universo". Uma história de descoberta de novos planetas" (Gradiva).* Este livro dá conta de uma das fronteiras mais actuais da ciência: a procura de planetas extra-solares. O primeiro autor, astrofísico da Universidade do Porto, é um dos investigadores mais activos na identificação desse tipo de astros. O último autor, apesar de arredado nos últimos tempos da divulgação científica, continua a ser um dos maiores escritores de ciência entre nós. O editor, Guilherme Valente, recebeu o primeiro Grande Prémio Ciência Viva, tendo para isso sido invocados os 30 anos da colecção Ciência Aberta de que este volume é o número 197.

- Dava Sobel, "Um céu mais perfeito. Como Copérnico revolucionou o Cosmos" (Temas e Debates e Círculo de Leitores). Da autora de "Longitude" e "A Filha de Galileu", dois best-sellers da divulgação científica, eis um livro sobre a alvorada da Revolução Científica, que contém uma peça de teatro.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...