sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Neste carnaval é com este bloco que eu vou!


Aproveitar o momento de descontração e a presença do grande público nas ruas para divulgar a ciência. Esse é o objetivo do bloco Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé, de Recife, que seguindo a tradição de todos os anos, no período do Carnaval, mais uma vez, agitou e informou os foliões na capital pernambucana. O desfile foi realizado nesta quarta-feira (6), às 19h, com concentração na Praça do Arsenal, na Torre Malakoff, no Recife Antigo.

Com a saída do grupo carnavalesco, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e o Espaço Ciência, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia do estado, lançaram oficialmente a edição 2013 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), evento promovido em todo o país em outubro sob a coordenação nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Oportunidade também para que os participantes divulgassen a 65.ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada na capital pernambucana, entre os dias 21 e 26 de julho.

A troça reúne cerca de 300 pessoas, entre estudantes e professores universitários e gestores públicos, que levam à população curiosidades diversas, como experimentos relacionados à química. O mais famoso deles é o chamado popularmente por “diabo vermelho” (uma solução química que mancha as roupas e depois desaparece com a evaporação da amônia).

Outra atração é o desfile dos bonecos gigantes, representando cientistas que prestaram relevantes contribuições para a ciência e a tecnologia, tanto para o Brasil como para o mundo. Participam do desfile neste ano os bonecos de Albert Einstein, Charles Darwin, Milton Santos, Marie Curie e Galileu Galilei, além dos pernambucanos Naíde Teodósio e José Leite Lopes.

“É um desfile que arrasta milhares de pessoas e que tem tido uma receptividade muito boa do público”, comenta o professor de química da Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe) Antonio Carlos Pavão, um dos responsáveis pelo evento. Ele conta que, durante o percurso, foram distribuídos materiais informativos sobre os cientistas e que os próprios foliões buscam saber mais sobre os personagens representados pelos bonecos.( Fonte SBPC/PE )

A História do surgimento do carnaval é tão antiga quanto a história do mundo, a resquícios de que ele tenha surgido com os povos primitivos, que faziam festas agrícolas após as colheitas para homenagear os deuses. Séculos mais tarde os gregos faziam festas para homenagear o deus Dionísio, que é o deus do vinho e das festas. Em Roma, Dionísio receberia o nome de Baco entre 605 e 527 a.C. No Brasil, o Carnaval veio trazido possívelmente por portugueses em 1723, que brincavam nas ruas o entrudo que consistia de um cortejo de bonecos grandes seguidos por brincadeiras e festejos carnavalescos. Outros ainda afirmam que na Colônia, ao saberem do casamento do príncipe D. João com Carlota Joaquina, em 1786, os colonos saíram às ruas para comemorar com desfiles em carros alegóricos.  E outros ainda atribuem a comemoração da chegada da Família Real, onde as pessoas saíram comemorando pelas ruas com música, usando máscaras e fantasias. Hoje, o Carnaval brasileiro é um dos mais importantes do mundo, seja no Rio de Janeiro e São Paulo, com os desfiles, com o frevo de Pernambuco, ou mesmo nos trios da Bahia, nos Clubes mineiros, e o inusitado carnaval de Brasília mostrando a diversidade cultural do povo brasileiro (Fonte Prof.Vitor Andrade)

Sem comentários:

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...