domingo, 17 de fevereiro de 2013

THE ROLE OF ANALOGY IN ARGUMENTATIVE DISCOURSE

Informação recebida no De Rerum Natura.

O grupo de investigação "Teaching logic & argumentation", da unidade de investigação "Linguagem, interpretação e filosofia", pertencente à Fundação para a Ciência e a Tecnologia, organiza um colóquio internacional sobre THE ROLE OF ANALOGY IN ARGUMENTATIVE DISCOURSE, que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 3-4 de Maio de 2013.

O argumento por analogia é um dos mais utilizados na nossa vida em sociedade, na literatura, nos media, e particularmente no debate político. De certa maneira, é transversal em relação a todos campos do conhecimento, aí incluindo a ciência, a filosofia e o direito. É também um dos argumentos mais poderosos, semanticamente falando, porque torna a contra-argumentação mais complexa e difícil. Em termos políticos, normalmente estabelece uma comparação entre uma dada situação mais ou menos problemática e em discussão, e uma outra - por vezes muito diferente - que não faz parte da agenda da discussão propriamente dita, para daí inferir uma tese que, por essa razão, aparentemente se impõe com uma maior razoabilidade do que aquela que decorreria se a argumentação fosse confinada apenas à situação original. Mas nisso consiste justamente a sua grande fraqueza de modo geral, quando analisado em detalhe. O argumento pode ser falacioso.

Mais informações aqui.

1 comentário:

Cláudia da Silva Tomazi disse...

de Rerum Natura est humanae vitae.

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...