terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Importante e esclarecedor depoimento sobre a importância do ensino virtual!

Testemunho de quem está a terminar um curso de 9 semanas de Introdução à Astronomia e na 4ª semana de outro curso de 10 semanas, em Genética e Evolução da Coursera: https://www.coursera.org/ 

"A minha formação base é Engenharia Física e Materiais da Universidade Nova, já lá vão mais de 20 anos. Iniciei o meu trabalho em fábricas, fiz mestrado em áreas mais propensas a esse mundo fabril e depois mudei para a área de serviços e tornei-me acima de tudo gestor. Seguiu-se MBA e muitos outros cursos de atualização.

Tudo isto, para dizer que tenho investido sempre na formação em formato dito tradicional e de alguma maneira sempre com um objetivo de adicionar conhecimentos em áreas que também contribuíam para uma evolução profissional.

No caso destes cursos a minha motivação é diferente. São pelo puro conhecimento sem sentido utilitário na minha vida profissional e nem sequer me interessa o certificado, que existe se se cumprir a avaliação (eu apenas a cumpro pelo desafio mas há quem o faça porque lhe interessa o certificado, independentemente do reconhecimento que tenha). E os cursos são excepcionais! A minha experiência é apenas de dois cursos; em ambos há grande profundidade, complexidade, exigência de trabalho (o de astronomia muito trabalho mesmo – atenção a quem o pretenda fazer pois deve contar com o dobro do tempo que é referido). O nível, neste caso é pré-universitário (só para permitir a pessoas com menos conhecimentos de matemática poderem aderir), mas há cursos de todos os tipos, temas e níveis.

Há também mecanismos de interação, como os hangouts, em que se colocam a falar alguns alunos com os professores através de vídeo, chat e email; há a curiosidade dos fusos horários nestes hangouts que são sempre na madrugada de alguém; há os prazos de entrega com base no fuso horário da costa leste dos Estados Unidos; há os fóruns de discussão que colocam os milhares de alunos (mais de 6000 no de astronomia e mais de 20000 no de genética) de todo o mundo (mesmo todo!) em interação incluindo professores; há a descoberta do limite da ética e do código de conduta que todos são obrigados a assinar e que se vê violada (ou quase) algumas vezes, quando nas discussões sobre os problemas há alunos que se aproximam tanto de revelar a solução que só não dão o resultado final; Há coisas engraçadíssimas, como por exemplo intervenções de pessoas que, no meio da profundidade, até matemática, das suas intervenções nos fóruns se nota alguma imaturidade e resolvemos tentar saber um pouco mais dessa pessoa entrando no seu perfil e descobrimos ser um miúdo de 12 anos do Paquistão; Há ainda o caso do hangout programado para alunos menores de 18 e que não pode acontecer porque a ferramenta da Google exigia ser usada por maiores; Enfim, um “Admirável Mundo Novo”.

Os meios que cada professor usa são semelhantes, mas a abordagem é diferente e os métodos de avaliação também, desde só trabalhos até trabalhos e testes. As plataformas são bastante sofisticadas e não vejo nestes meios uma redução do papel do professor. Diria mesmo que a exigência é enorme sobre estes. Não há aula em que não saia uma errata com correcções ao que o professor disse.

Tudo isto vindo de professores de topo, cheios de entusiasmo em estar a participar nisto e que, mesmo sendo gratuito e vendo-se que isto não os aliviou do seu trabalho normal, se mostram disponíveis e empenhados.

Claro que só funciona para alunos motivados, mas creio que estes meios, estarão certamente no cerne da educação no futuro, num papel principal ou complementar."

(Testemunho de Zurk-Portugal Lisboa)

6 comentários:

Diogo Bobone Carvalho disse...

Também estou inscrito e a frequentar diversos cursos nessa plataforma (Filosofia, História, Economia, entre outros) e a experiência tem sido fantástica. Os professores são muito entusiastas, os conteúdos aliciantes e de qualidade, e este mecanismo é exigente, portanto permite progredir e aprender, e ao mesmo tempo flexível. A juntar a tudo isto, é grátis. Recomendo vivamente!

Anónimo disse...

Se não vê a redução do papel do professor e a endoutrinação é porque está cego. A única resposta a este artigo é brilhantemente contextualizada por Alan Watt, recomendo-lhe:

Alan Watt - The End of a Period in Time [May 31st, 2007]
http://www.youtube.com/watch?v=siP_uCsXneE

Anónimo disse...

Bem, eu estou a estudar por minha conta um assunto que me fascina. Não tenho professor, só livros. Não preciso de mais nada.

Anónimo disse...

Enganem-se a vocês mesmos, afinal a moda actual é a livre escolha pessoal, que de 'livre' só tem a palavra. O mundo virou mesmo otário!!!

Anónimo disse...

Presente no Futuro 2012 - O conflito de gerações é inevitável?
?????
Não, é engenharia social desavergonhada
http://youtu.be/wf8G7IOc0nw

Otavio Magnani disse...

Vale a pena citar o edX, que reúne cursos das universidades de Harvard, MIT e Berkeley. Dentre os cursos que aparecerão por lá neste ano está o Justice, de Michael Sandel (Harvard); um curso de introdução à biologia com Eric Lander (MIT); e um de física com Walter Lewin (MIT). Eis a lista completa de cursos: https://www.edx.org/courses.

Além do curso de Sandel no edX, aqueles que estão particularmente interessados em filosofia poderão se interessar pelos seguintes cursos do Coursera: Introduction to Philosophy (Universidade de Edimburgo - está na segunda semana, mas ainda dá tempo de se inscrever); Introduction to Logic (Universidade de Stanford - começa em abril); e Neuroethics (Universidade da Pensilvânia - começa em setembro).

De vez em quando esses sites anunciam novos cursos, então é uma boa ideia ficar atento para o caso de aparecer algum que nos interesse.

"O PODER DA LITERATURA". UMA HISTÓRIA, UM LIVRO

Talvez haja quem se recorde de, nos anos oitenta do passado século, certa professora, chamada Maria do Carmo Vieira, e os seus alunos do 11....