sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Mistério do Raio do Protão

Informação chegada ao De Rerum Natura.

No próximo dia 13 de Fevereiro de 2013, pelas 18:00h no RÓMULO – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, localizado no Departamento de Física da Universidade de Coimbra, terá lugar uma conversa destinada a não especialistas com o físico Joaquim Santos sobre o “O Mistério do Raio do Protão”.

Segundo Joaquim Santos, Professor no departamento de Física da Universidade de Coimbra, “o muão é uma partícula em tudo semelhante ao electrão mas duzentas vezes mais pesada e o hidrogénio muónico é um átomo muito especial constituído por um protão com um muão a orbitar à sua volta. Um átomo normal de hidrogénio tem um protão no centro e um electrão à volta. Estudos experimentais recentes realizados com hidrogénio muónico revelaram um raio inesperadamente menor para o protão do que aquele que se esperava. Estes estudos, que foram publicados na prestigiada revista “Nature” em Julho de 2010, tiveram grande impacto na comunidade científica: estava lançado o mistério do tamanho do protão. De facto, a teoria prevê que o protão tenha o mesmo tamanho no hidrogénio electrónico, o normal, e no hidrogénico muónico.

Entrada Livre

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...