segunda-feira, 15 de outubro de 2012

UC – Digitalis

Tenho o gosto de informar que acaba de ser lançada a plataforma UC-Digitalis, projeto da Universidade de Coimbra que visa promover a agregação e difusão de conteúdos digitais de matriz lusófona, através de uma política ativa de transferência do saber.

Este projeto engloba as plataformas Pombalina e Impactum, que foram desenvolvidas pela Imprensa da Universidade e Serviço Integrado de Bibliotecas, ao longo de um ano de investigação e de aplicação prática de tecnologias ligadas à edição digital.

Na fase de lançamento, a Pombalina apresenta-se com 1001 eBooks (onde se incluem as obras dos Classica Digitalia, que assim ganham um canal bastante mais amplo de divulgação) e ainda cerca de 500 artigos (alojados na Impactum).

Todos os artigos e cerca de 50% dos eBooks encontram-se em acesso livre. Os restantes estão acessíveis através de IP institucional – neste momento apenas da Universidade de Coimbra, sendo no entanto de prever o seu progressivo alargamento a outras instituições do ensino superior lusófono.

Convidamo-lo a visitar a plataforma UC – Digitalis e a enviar-nos as vossas impressões.

Delfim Leão

Sem comentários:

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...