quinta-feira, 11 de outubro de 2012

T. rex: quando as galinhas tinham dentes

Informação chegada ao De Rerum Natura.

A partir do próximo dia 15 de Outubro, a exposição T. rex: quando as galinhas tinham dentes vai transportar os visitantes do Pavilhão do Conhecimento numa viagem ao tempo dos dinossauros.

Miúdos e graúdos poderão olhar nos olhos de um T. rex em tamanho real com mais de cinco metros de comprimento e assistir a cenas de enorme realismo com animais robotizados, tais como um T. rex a alimentar-se de um Triceratops ou um Ankylosaurus a defender-se com a sua impressionante cauda.
Acredite que vai sentir-se pequenino junto do gigantesco esqueleto do T.rex!

Mas não é tudo. Poderá tocar um fóssil de pegada de um saurópode e sentir como era a sua pele, assim como descobrir um dos maiores e mais antigos ninhos de dinossauro do mundo, que pertenceu à espécie portuguesa Lourinhanosaurus.

Nesta exposição em que a “estrela” é um dos maiores carnívoros de todos os tempos - o Tyrannosaurus rex - o visitante terá de assumir o papel de um verdadeiro “detective científico” e, depois de analisar a informação, tocar e observar réplicas de ossos de vários dinossauros respondendo às perguntas: Será que o T. rex viveu em Portugal? Era um caçador ou alimentava-se de animais mortos? Teria escamas ou o corpo coberto de penas? Por que desapareceu da face da Terra tão subitamente? E será que os dinossauros se extinguiram mesmo todos ou ainda podemos encontrar dinossauros vivos por aí?

T. rex: quando as galinhas tinham dentes foi um sucesso no Museu de História Natural de Londres e adaptada à realidade portuguesa pelo Pavilhão do Conhecimento com a colaboração do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, do Museu da Lourinhã e do Museu Geológico.

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Na UPP, um professor meu, que eu admiro muito pelos seus conhecimentos e modéstia, disse-nos que havia espécies de pequenos dinossauros que voavam e que se supõe serem os "antepassados" das galinhas. Será a essa época que se refere a expressão "quando as glinhas tinham dentes"?
Julgo não estar enganada quanto à hipótes posta por esse meu professor.
Os meus cumprimentos.

De Rerum Natura disse...

A frase tradicional diz “quando as galinhas tiverem dentes” e não “quando as galinhas tinham dentes”.
Trata-se de uma expressão dirigida ao futuro e não ao passado, que se aplica, em sentido figurado e em linguagem popular, quando, por exemplo, se quer dizer que algo nunca acontecerá, pois que se parte do princípio que os as ditas galinhas, à semelhança das outras aves, nunca terão dentes.
Galopim de Carvalho

Zanza disse...

A resposta vem muito atrasada mas sim, está correcto, o seu professor tem razão. As aves de hoje em dia são os descendentes mais próximos dos dinossauros Terópedes. Curiosamente, recentemente após análise a um fóssil de um osso da perna de um Tiranossauro Rex descobriu-se que a GALINHA é o descendente actualmente vivo mais próximo do dinossauro Rei.
A frase é referente exactamente a isso e nada tem a ver com a expressão "quando as galinhas tiverem dentes", no mínimo será um trocadilho, mas esta é uma questão já há muito discutida entre os conhecedores na matéria.

Aqui está um link com uma pequena notícia sobre o que falei acima: http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=911709&page=-1

E se estiver interessada pesquise também sobre o projecto do paleontologista Jack Horner, que está actualmente a tentar recriar um dinossauro a partir de uma galinha, recorrendo à modificação genética de modo a tentar despertar genes adormecidos na ave.

NOVOS CLASSICA DIGITALIA

  Os  Classica Digitalia  têm o gosto de anunciar 2  novas publicações  com chancela editorial da Imprensa da Universidade de Coimbra. Os vo...