segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Uma medalha de cada cor

Informação muitíssimo gratificante chegada ao De Rerum Natura. Os nossos parabéns aos alunos, aos professores, às escolas e ao Departamento de Física da Universidade de Coimbra.

A equipa portuguesa que se apresentou em Granada, entre16 e 23 de Setembro, para competir nas XVII Olimpíadas Ibero-americanas de Física obteve três medalhas: uma de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Essa equipa era constituída por (esquerda para a direita): João Ricardo Pais Correia (E.S. c/ 3º ciclo de Santa Maria da Feira), que foi medalha de ouro; Pedro Manuel Vianez (E.S. Eça de Queirós, Póvoa de Varzim), que foi medalha de prata; João Nuno Pereira Lourenço (E.S. Filipa de Vilhena, Porto), que foi medalha de bronze; e Miguel Martins Duarte (E.S. Avelar Brotero, Coimbra).

Em competição estiveram 63 estudantes finalistas do ensino secundário de 18 países. No final de duas longas e difíceis provas de Física (uma prova teórica e uma prova experimental), o vencedor foi um espanhol.

Os team-leaders que acompanharam a delegação a Espanha, Fernando Nogueira e Orlando Oliveira, fazem um balanço extremamente positivo da prestação portuguesa: “É um óptimo resultado, ficámos separados da segunda medalha de ouro por algumas décimas, o que seria um resultado histórico. Portugal obteve o 2.º e 7.º lugares da classificação geral, o que é excelente.

Os docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra destacam “a prova teórica, que era muito longa e cobria variadíssimos tópicos de Física. Também se deve salientar o bom desempenho na prova experimental, que os próprios alunos atribuíram ao seu trabalho de preparação ao longo do ano, para além da escola. É preciso recordar que a componente experimental do ensino secundário português é praticamente inexistente, ao contrário do que se passa noutros países...

As Olimpíadas de Física são uma actividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação e Ciência e da Agência Ciência Viva. O treino da equipa decorreu no Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, integrado nas actividades da Escola Quark! de Física para jovens, com o apoio do programa operacional QREN-Mais Centro.

2 comentários:

Eduardo Martinho disse...

O futuro é possível... PARABÉNS!

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Excelência de ensino são ombros de gigante.

O FÍSICO PRODIGIOSO

  Cap. 43 do livro  "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...