segunda-feira, 3 de setembro de 2012

OS ANOS DEVASTADORES DO EDUQUÊS

Já está disponível o livro "Os Anos Devastadores do Eduquês", de Guilherme Valente,da editora Presença.

Eis a minha apresentação do livro na contracapa:



"Um dos maiores problemas que Portugal enfrenta é o da qualidade do seu sistema de ensino. Instalou-se nesta área um pensamento único, pretensamente igualitarista, baseado em ideias românticas sobre a educação, cujas consequências têm sido devastadoras, principalmente para os mais desfavorecidos. Como todas as formas de pensamento único, é totalitário: foi-se apoderando da máquina do Ministério da Educação para, através de engrenagens kafkianas, tomar conta dos professores e das escolas. Guilherme Valente foi uma das poucas vozes a apontar o absurdo e a opressão. Em várias intervenções públicas, a maior parte reunidas neste livro, apontou corajosamente quão grotesco e  nefasto era o sistema, que se expressa através do “eduquês” (“aprender a aprender”, “aprendizagem por descoberta”, “menos é mais”, etc.) para exercer o seu poder, mas que, conforme tão bem assinalou, não passa afinal uma ideologia perigosa. Já conhecíamos uma obra ímpar no campo da edição: Guilherme Valente tem semeado, com a Gradiva, cultura e ciência. Ficamos agora a conhecer melhor a sua intervenção no campo educativo. Como mostram os textos aqui reunidos, foi ele o primeiro a reconhecer, com discernimento filosófico e político,  a origem e a natureza dos males maiores que têm afligido a educação nacional, ao mesmo tempo que apontava caminhos de futuro. Os textos mais modernos e originais aqui contidos são um precioso contributo para o debate público, que tão necessário é para uma educação melhor."

4 comentários:

José Batista disse...

Um grande OBRIGADO, a Guilherme Valente.

José Batista da Ascenção

Rui Baptista disse...

Mal resisto à tentação de adquirir já este livro pela certeza do benefício que da sua leitura colherei. Todavia, não invalida que esteja presente aquando do seu lançamento para cumprimentar pessoalmente o seu autor. E agracecer-lhe o combate estrénuo que tem mantido em defesa de um ensino digno e dignificado. Agora em "Os Anos Desvatadores do Eduquês".

Cláudia da Silva Tomazi disse...

Ao doutor Carlos Fiolhais palavra de humildade é fonte e entusiasmo!

"tem semeado, com a Gradiva, cultura e ciência".

André Pacheco disse...

Caro senhor Carlos Fiolhais

Sem me querer alongar muito relativamente aos seus comentários na apresentação do livro, gostaria somente de o questionar sobre o porquê da sua crítica relativamente ao "aprender a aprender".

Agradeço desde já a sua resposta.

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...