domingo, 2 de setembro de 2012

Sobre o populismo...

“O populismo não é um sistema, ou até mesmo uma ideologia, mas sim um estilo de política”. E não é um estilo de política apenas em regimes totalitários de extremos (esquerda ou direita): é um estilo de política usado em democracias europeias e americanas contemporâneas, e por todos os partidos.

Este é o aspecto central do número 49 da revista Cités, cujo título é  Le populisme, contre les peuples?

Os artigos detêm-se no esclarecimento do conceito, na tentação do populismo e na sua efectiva infiltração na vida política, no modo como muitos o reconhecem e aceitam como uma inevitabilidade. Tudo isto com recurso a exemplos concretos com os quais convivemos no dia-a-dia: Alemanha, França, Itália...

Mas o mais relevante, que sobressai no conjunto dos textos, é a tese de que populismo político é o reflexo preocupante do desmembramento do quadro ético construído no ocidente e, nessa medida, do desmembramento dos pilares em que assenta a própria democracia: "deliberação pública", "consulta popular", e "bem comum".

Yves Charles Zarka, autora do editorial - Le populismet: la démocratie des humeurs -, adverte os leitores para o facto de o actual populismo não poder confundir-se com a demagogia clássica. Efectivamente, o nível de educação das pessoas aumentou, muitas percebem as estratégias políticas que estão subjacentes aos discursos, sobretudo as mais óbvias, pelo que é preciso usar estratégias mais dissimuladas e dirigidas ao ser que cada pessoa é, ao seu íntimo.

Exige-se um grau de sofisticação que, já não podendo ficar nas mãos de amadores, requer excelentes especialistas. Conhecimentos científicos e tecnológicos entram em cena, nomeadamente, para fazer crer a cada pessoa que o político tal está a falar só para ela para lhe explicar que quer o seu bem e que para certo problema existe uma "única solução possível". São os sentimentos mais profundos que se manobram, em particular o medo.

Não obstante, o tom geral da revista é de optimismo: é fundamental a consciencialização das pessoas, que têm de "saber resistir" para que a democracia sobreviva.

1 comentário:

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

Que excelente reflexão e que grande verdade! Gostei muito!
Obg

OS HABITANTES DA ESCURIDÃO

Os canalhas não gostam do ar puro, por isso gostam sempre de o sujar. Buscam o escuso e o escuro. para aí poderem chapinhar. As suas mor...