quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Os professores vistos pelos seus alunos


Recebi na minha caixa de correio institucional uma mensagem, daquelas que são enviadas a milhares de pessoas. O endereço era o de um sindicato de professores e o assunto: Dia Mundial do Professor. Na duas primeiras linhas li o seguinte [omito a identificação das entidades em causa, que isso não é o que interessa]:
[O sindicato] em parceria com [nome duma empresa], promoveu um concurso de desenho e pintura, nas escolas portuguesas, sobre a imagem que os alunos têm dos seus professores. 
Perguntas (ou apreensões) que me surgiram de imediato:
- Um sindicato de professores em parceria com uma empresa!?
- Um sindicato pode entrar nas escolas portuguesas e interagir, ainda que por interposta pessoa, com os alunos!? E uma empresa!?
- "Escolas portuguesas", significa escolas de norte a sul do país ou só do centro, que é a zona de abrangência do sindicato? Mesmo que sejam só escolas do centro, a publicidade chega a uns milhares e, portanto, pelo menos para a empresa deve valer a pena...
- Quanto à empresa, é legítimo fazer publicidade junto de alunos, quando estes ainda não terão formado uma consciência crítica que lhe permita fazer face às suas sedutoras estratégias?
- Desenhos sobre a "imagem que os alunos têm dos seus professores"!? Os professores em apreciação pública!? Sem qualquer cuidado de recolha que não seja: "miúdos desenhem..."
- Se a iniciativa se concretizou dentro do recinto escolar, foi preciso obter autorização de alguém. Mas de quem? Dos directores?
- Se os desenhos foram feitos em contexto de aula, os professores aceitaram o que era proposto? Se aceitaram, fizeram-no de livre vontade ou sentiram-se coagidos de alguma forma?
- E aos encarregados de educação não lhes devia ter sido pedida autorização para os seus miúdos desenharem algo que um sindicato e uma empresa pretendia!? Alguém lhes pediu?

Não parecendo, as duas linhas que acima reproduzi têm muito que se lhe diga... Em curtas palavras revelam a grandessíssima confusão em torno da função da escola e da sua relação com outras entidades sociais. Estas entidades vendo-a como um apetecível campo de divulgação vão solicitando a entrada...Por seu lado, a escola, com receio de (continuar a) ser apontada como um reduto de fronteiras herméticas, abre as portas de par-em-par a quem queira entrar...

"O resultado foi muito positivo", afirma o sindicato. Mas, para quem? No cenário em causa, não me parece tenha sido sequer positivo (quanto mais muito positivo) para a imagem dos professores.

A partir de hoje começaram a circular pacotes de açúcar onde se reproduzem os desenhos premiados. Quando o leitor fizer uma pausa para café, talvez tenha oportunidade de pensar neste assunto.

Sem comentários:

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...