domingo, 23 de setembro de 2012

El pueblo no se va, el pueblo no se va...


Estive a ver um documentário que há muito queria ver. Interessa-me muito a história recente da Argentina, nomeadamente desde a ditadura militar. Vejam de espírito aberto, sem ideias feitas. Não procurem os paralelismos fáceis. Procurem perceber o drama deste povo quando em 2001 a sua economia colapsou.

Vejam as imagens do povo na Praça Mayo. Sintam a força dos cânticos: el pueblo no se va, el pueblo no se va… Tentem perceber como um país rico, que eu visitei duas vezes, foi aparentemente traído pela… democracia.

Este é um documentário essencial para entender a Argentina: o título original é “Memoria del Saqueo“, com realização de Fernando E. Solanas. Depois destas impressionantes imagens, a Argentina recuperou a sua economia e hoje apresenta um crescimento económico que é o maior da sua história. Reduziu a pobreza para menos de 20% (registava 57% em 2001) e a taxa de desemprego para menos de 7% (registava 24% em 2001).


Publicado originalmente em http://re-visto.com/el-pueblo-no-se-va-el-pueblo-no-se-va

4 comentários:

Maria Nazaré de Souza Oliveira disse...

Um vídeo/um exemplo que bem podia correr mundo mas, sobretudo, que devia correr Portugal.

Obrigada, Engº Norberto Pires, por esta sua intervenção.

Cumprimentos.

CLLC disse...

Atenção que a história vai sempre mudando e a realidade argentina deteriorou-se rapidamente nos últimos quatro anos.

Mais uma vez o crédito excessivo, a alavancagem da economia e o populismo fácil estão a minar novamente a sociedade argentina. Em 2012 o governo argentino viu-se obrigado a começar um duro programa de austeridade com cortes de salários, subsídios, restrição na compra de divisas estrangeiras e limitação de importações.

Kirchner para assegurar a sua última re-eleiçção agitou com nacionalizações de empresas estrangeiras para povo ver. Infelizmente só agravou o problema com a fuga dos investidores estrangeiros e este ano, em Maio, não teve outra alternativa que começar com um programa de autoridade chamado "sintonia fina". Aqui foram mais criativos no nome que o tecnicista PEC...

Portanto, soluções fáceis para sair de situações de falência técnica é publicidade falsa e enganadora. Quem afirmar o contrário mente descaradamente e só nos enfia ainda mais no buraco.

Areia às Ondas disse...

Renovar-se-á a emigração portuguesa para a Argentina? Quem sabe se me tratam lá melhor que aqui... isto é que é reviver os 'loucos' anos 20...

Cláudia da Silva Tomazi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

DUZENTOS ANOS DE AMOR

Um dia de manhã, cheguei à porta da casa da Senhora de Rênal. Temeroso e de alma semimorta, deparei com seu rosto angelical. O seu modo...