sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PORTAS

De Eugénio Lisboa, ensaísta e crítico literário, que tem lustrado este blogue com posts de grande interesse cultural, foi recebido este texto da autoria do Professor Ernesto Rodrigues, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ficcionista (v.g., “A Serpente de Bronze” e “O Gramático”), ensaísta, tradutor do húngaro, etc., que se publica abaixo:

"A atitude de Paulo Portas, líder do CDS/PP, no domingo passado, foi repugnante. Disfarçou-a de «patriotismo», que, para ele, se reduz a mais uns dinheiros de investidores estrangeiros. Fraca consciência, e péssima razão. A solidariedade interministerial não existe, pelos vistos.

Quanto ele disse, deveria tê-lo dito já como ex-ministro, fora da embarcação de governo tão insalubre. Ganhava milhas de indulgência. Mas, num partido alegadamente democrata-cristão, prefere-se “bon vivant” e Fernão de Magalhães dos ares à figura de um novo Saulo fulminado pela ética. 

Assim, após a sua impávida retórica, eu espero a demissão do ministro das Finanças, se tem vergonha na cara. Como se olharão estes ministros de Estado nas reuniões pantanosas de quinta-feira? 

O Portas dos pensionistas e reformados deitou borda fora os velhinhos e, qual escorpião, mordeu quem lhe deu passagem, antes de ele mesmo se afogar. Fica aviso aos futuros coligadores. Estou a vê-lo, sentado na Redacção do semanário Tempo, no início dos anos 80, debruçado para frases em breve assassinas n’O Independente. Alheio ao ruído de fundo, que também é jovialidade e informação, ele treinava anaforizações discursivas com tanto de António Vieira quanto de ludíbrio e vazio. De moral, nem se fala.

Há portas mais inteligentes”. 

Ernesto Rodrigues

1 comentário:

SATANUCHO disse...

Em relação á morte da TSU fez mais o portas com essa conferencia de imprensa que o resto do pais todo junto. Em termos de politica pura e dura deu uma lição a Passos e Relvas. E hoje , dia da morte dessa ideia vai certamente recolher louros e gloria.

P.S. Gosto muito deste blog, leio-o desde a primeira hora e não gosto de o ver politizado, seja á esquerda seja á direita. Gosto da abordagem critica que se faz por exemplo á actuação do ministro\ministerio da educação mas acho este post um pouco descabido e fora do ambito do blog.

Saudações

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...