segunda-feira, 14 de novembro de 2011

"CÁLCULO" EM CENA

Informação recebida da companhia de teatro marionet de Coimbra:

A companhia marionet estreia no dia 17 de Novembro às 21h30 no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra a peça “Cálculo” de Carl Djerassi.
 
Há mais de uma década a cruzar ciência e teatro em palco, a marionet encontra-se em ‘Cálculo’ com um autor que vem também criando e refletindo sobre este cruzamento na última década. Carl Djerassi, químico e escritor, mundialmente famoso por ser um dos cientistas que inventou a pílula contraceptiva, estará em Coimbra para assistir à estreia portuguesa de “Cálculo” pela marionet.

O público português terá a oportunidade de o ouvir falar sobre o seu trabalho como dramaturgo na palestra “Science in theatre: from the page to the stage”, que decorrerá no dia 15 de Novembro às 17h no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, a que se seguirá às 18h, no mesmo local, o lançamento da tradução portuguesa da peça pela Imprensa da Universidade de Coimbra. Será uma óptima oportunidade para aqueles que desejarem conhecer e conversar com esta personalidade responsável por uma transformação indelével para a Humanidade.

Em “Cálculo” Carl Djerassi coloca em confronto duas personalidades enormes da ciência, Newton e Leibniz, retratando um conflito que realmente existiu e se prolongou durante 30 anos sobre a prioridade na invenção do cálculo matemático. A descoberta recente de alguns documentos na Royal Society sobre esta disputa entre os dois cientistas, ambos membros desta sociedade inglesa, veio revelar uma perversa manipulação de Newton no tocante a este assunto. Foi nestes dados que Djerassi se apoiou para construir a intriga da sua peça, onde revela algumas manobras de bastidores eticamente reprováveis que nos mostram um outro lado do génio de Newton, o de um ser humano manipulador, vingativo e calculista

O espectáculo ficará em cena até ao dia 3 de Dezembro, de 4ª a Sábado, às 21h30, e são possíveis marcações para escolas através do número 931671163.

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...