terça-feira, 8 de novembro de 2011

Física, arte e património


Resumo da comunicação que vou apresentar amanhã na Conferência com o título de cima que se vai realizar no Instituto Politécnico de Tomar:

A FÍSICA E O PATRIMÓNIO

A relação da física com o património é dupla:

- Por um lado, as ciências físicas são indispensáveis das metodologias modernas que permitem hoje descobrir, estudar, manter e restaurar o património material, qualquer que seja o seu suporte e as suas características. Embora sejam um meio de auxiliar antigo, os progressos dos pontos de vista científico e técnico têm sido enormes nessa área, sendo numerosos os exemplos desse tipo de actuações. Só para referir alguns, na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra, têm sido efectuados estudos de monitorização ambiental com vários tipos de sensores, e foram identificados os morcegos com auxílio de ultra-sons, e, no Arquivo da Universidade, foram identificados e eliminados fungos com o auxílio de radiação gama.

- Por outro lado, as ciências físicas têm, elas próprias, uma história, uma história que tem enriquecido o património da Humanidade. Neste ano, por exemplo, passam os cem anos da descoberta do núcleo atómico e os cem anos do segundo Prémio Nobel de Madame Curie (um excelente pretexto para a celebração do Ano Internacional da Química). Tanto os livros e manuscritos dessa época, como os instrumentos e outros objectos, como ainda os edifícios e outros espaços, são património, cuja melhor difusão contribui sobremaneira para o alargamento da cultura científica. Na Universidade de Coimbra, tem sido, a meu ver, exemplar o trabalho realizado no quadro do Serviço Integrado de Bibliotecas, no que respeita à digitalização de documentos (repositório "Alma Mater") e do Museu da Ciência, no que respeita aos instrumentos e objectos ("Museu Digital") e aos espaços (Laboratorio Chimico e Colégio de Jesus).

Sem comentários:

A LIBERDADE COMO CONSTRUÇÃO HUMANA E FINALIDADE ÚLTIMA DA EDUCAÇÃO

"O Homem é incapaz de gerir a sua liberdade por natureza.  É preciso educar-se a si mesmo.  Disciplinar-se, instruir-se e finalmente, ...