terça-feira, 15 de novembro de 2011

SEXO E MATEMÁTICA


Pequeno extracto da peça de teatro de Carl Djerassi, "Cálculo", que hoje foi apresentada no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra (edição da Imprensa da Universidade de Coimbra, com tradução portuguesa de Mário Montenegro):

"CIBBER (Aborrecido e impaciente): Oh, matemática! O público dificilmente engolirá mais matemática! (Pausa). É claro que se sugerires que sexo está de certa forma relacionado com matemática...

VANBRUGH (Sarcástico): Tenho de admitir que tal relação me escapou... até agora. Sei da tua competência num desses domínios... mas nos dois?

CIBBER: Se for exigida competência em matemática a um dramaturgo, nenhuma peça sobre matemáticos será alguma vez escrita.

VANBRUGH (Divertido): Nesse caso, esclarece-me sobre a relação entre sexo e matemática.

CIBBER: Ambos podem produzir resultados práticos... até mesmo inesperados... mas não é isso que ocupa a cabeça dos praticantes quando se entregam a eles. (Pausa). A maior parte das vezes é o prazer.

VANBRUGH: E a curiosidade, não?

CIBBER: Satisfazer a curiosidade provoca, muitas vezes, prazer."

Sem comentários:

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...