sexta-feira, 11 de novembro de 2011

GENOMA SEQUENCIADO PELA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL




Notícia distribuída pela Lusa sobre um evento lançado hoje 11/11, às 11.11h:

O projecto nacional de sequenciação e análise do genoma humano, Porgene, que envolve a sequenciação do genoma de 11 pessoas, vai arrancar sexta-feira no Centro de Inovação em Biotecnologia (CIB) do BioCant, em Cantanhede, noticia a agência Lusa.

Promovido pelo CIB, com o apoio científico e técnico da Universidade de Coimbra (UC), através do Centro de Física Computacional (CFC), e da empresa Critical Software, o Porgene «pretende lançar as bases da medicina do futuro», afirma Carlos Faro, director do parque tecnológico de Cantanhede (BioCant).

Através do estudo do genoma humano, que guarda toda a informação sobre a constituição biológica do indivíduo, será possível realizar uma medicina personalizada, que melhore a qualidade de vida das pessoas e que reduza os custos do Serviço Nacional de Saúde, associados à prevenção e tratamento de doenças, sustenta aquele responsável.

No âmbito deste projecto, os genomas serão armazenados num sistema desenvolvido para o efeito, com «a máxima segurança e de acordo com o articulado português, no que respeita à protecção de dados», assegura Gonçalo Quadros, presidente executivo da empresa Critical Software.

A confiança num sistema informático deste género, que «guarda uma grande quantidade de informação para o seu posterior uso médico adequado, é essencial», reconhece aquele responsável.

A base de dados a adoptar pelo Porgene «separa totalmente os dados pessoais dos dados biológicos» e garante «o perfeito anonimato do dador e a proibição do acesso por pessoas não autorizadas», diz à agência Lusa, Gonçalo Quadros.

Os benefícios deste projecto serão alargados ao maior número possível de cidadãos nacionais, estando previstas parcerias com unidades de saúde, acrescenta o presidente daquela empresa.

A consulta à base de dados só poderá ser feita por «um clínico devidamente habilitado e com o consentimento informado do indivíduo», assegurando o Instituto de Direito Biomédico da UC «o devido acompanhamento e enquadramento legal», afirmam os promotores do projecto.

«O que a ciência consegue hoje fazer é impressionante e este projecto mostra isso mesmo», defendeu o físico Carlos Fiolhais, destacando que, pela primeira vez, se leva a efeito em Portugal o que «já se faz nos melhores centros de investigação por esse mundo fora».

Portugal fica, assim, na «vanguarda no uso da ciência genética para defender e melhorar a nossa saúde», acrescenta o fundador do Centro de Física Computacional, que gere o maior «super-computador português».

Carlos Faro, Carlos Fiolhais e Gonçalo Quadros são três dos 11 cidadãos portugueses cujos genomas serão sequenciados na sexta-feira, para assinalar o lançamento do Porgene.

Sem comentários:

50 ANOS DE CIÊNCIA EM PORTUGAL: UM DEPOIMENTO PESSOAL

 Meu artigo no último As Artes entre as Letras (no foto minha no Verão de 1975 quando participei no Youth Science Fortnight em Londres; esto...