quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Exposição sobre Carolina Michaelis


Informação recebida da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra:

Abre amanhã, dia 12 de Novembro, pelas 17h 30m, na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a exposição bibliográfica e documental "A Vida e obra de Carolima Michaelis de Vasconcelos - Evocação e Homenagem".

Sobre Carolina Michaelis, a primeira professora numa Universidade portuguesa

Integrada no Projecto em curso, de carácter interdisciplinar, Carolina Michaëlis (1851-1925) – Joaquim de Vasconcelos (1849-1936): Um Encontro de Culturas e de Saberes, a presente exposição tem como objectivo evocar e homenagear aquela que foi a primeira Doutora em Letras e também a primeira Professora, a todos os títulos insigne, da Universidade de Coimbra, onde leccionou desde Janeiro de 1912, isto é, desde o primeiro ano lectivo da então recém-criada Faculdade de Letras, até Fevereiro de 1925, ano em que vem a falecer.

Nos três grandes períodos em que dividimos a vida e a obra de Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Anos de Berlim (1851-1876), Anos do Porto (1876-1912) e Anos de Coimbra e do Porto (1912-1925), pretendemos mostrar – através da articulação das espécies bibliográficas seleccionadas para expor nas vitrines com a documentação e a iconografia contida nos painéis, e ainda através dos apontamentos multimédia que completam o todo – que Carolina Michaëlis não só nos deixou, como filóloga nacional e internacionalmente prestigiada, uma obra pioneira verdadeiramente gigantesca, que se inscreve na intensa e variada actividade de mediação científica e cultural entre Portugal e a Alemanha por ela desenvolvida desde o primeiro ano em que veio viver para o Porto, mas também soube ser uma cidadã empenhada na promoção e no incremento do ensino da criança e da mulher na sociedade portuguesa da sua época.

Sem comentários:

O BRASIL JUNTA-SE AOS PAÍSES QUE PROÍBEM OU RESTRINGEM OS TELEMÓVEIS NA SALA DE AULA E NA ESCOLA

A notícia é da Agência Lusa. Encontrei-a no jornal Expresso (ver aqui ). É, felizmente, quase igual a outras que temos registado no De Rerum...