segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Exemplos que dão ânimo


As medalhas (mais uma vez) conquistadas pelos alunos portugueses na Olimpíadas da Física confirmam o que o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) tem vindo a revelar nas suas diversas passagens (2000, 2003, 2006 e 2009): o nosso sistema de ensino tem núcleos de excelência.

De facto, a média dos resultados académicos obtida pelos melhores estudantes do nosso país é melhor do que a média dos resultados académicos obtida pelos melhores estudantes dos diversos países participantes, nomeadamente dos que pertencem à OCDE.

Na mesma lógica estatística, o problema é que a percentagem de alunos com resultados académicos muito baixos é elevadíssima.

Há que trabalhar tanto para uns como para outros, se queremos que uns se mantenham no topo e outros se aproximem o mais possível dele, sendo que, neste particular, há muito a fazer.

Mas são exemplos destes - de alunos e de professores - que motivam, que nos dão ânimo para continuar.

2 comentários:

António Pedro Pereira disse...

Ainda bem que os responsáveis pelas Olimpíadas resolveram não seguir o (triste) exemplo do Ministro Nuno Crato: retirando as medalhas aos vencedores à última hora.
O mérito deve ser sempre reconhecido, e através de actos, não apenas de mera retórica.

Anónimo disse...

Julgo que não fica nada bem ao senhor Fiolhais desvalorizar o trabalho dos alunos feito nas escolas secundárias, quando afirma:
“mais do que revelar uma melhoria nas escolas (secundárias), significam que os jovens estão a ser "cada vez melhor preparados” na escola que os treina para as provas, a Quark, a funcionar na UC.
Ainda mais 3 dos 4 alunos frequentam o ensino público.

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...