segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Exemplos que dão ânimo
As medalhas (mais uma vez) conquistadas pelos alunos portugueses na Olimpíadas da Física confirmam o que o Programa Internacional de Avaliação dos Alunos (PISA) tem vindo a revelar nas suas diversas passagens (2000, 2003, 2006 e 2009): o nosso sistema de ensino tem núcleos de excelência.
De facto, a média dos resultados académicos obtida pelos melhores estudantes do nosso país é melhor do que a média dos resultados académicos obtida pelos melhores estudantes dos diversos países participantes, nomeadamente dos que pertencem à OCDE.
Na mesma lógica estatística, o problema é que a percentagem de alunos com resultados académicos muito baixos é elevadíssima.
Há que trabalhar tanto para uns como para outros, se queremos que uns se mantenham no topo e outros se aproximem o mais possível dele, sendo que, neste particular, há muito a fazer.
Mas são exemplos destes - de alunos e de professores - que motivam, que nos dão ânimo para continuar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sociedade Civil
Sociedade Civil : Físicos - A Física pode ser divertida... é uma ciência focada no estudo de fenómenos naturais, com base em teorias, atravé...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
2 comentários:
Ainda bem que os responsáveis pelas Olimpíadas resolveram não seguir o (triste) exemplo do Ministro Nuno Crato: retirando as medalhas aos vencedores à última hora.
O mérito deve ser sempre reconhecido, e através de actos, não apenas de mera retórica.
Julgo que não fica nada bem ao senhor Fiolhais desvalorizar o trabalho dos alunos feito nas escolas secundárias, quando afirma:
“mais do que revelar uma melhoria nas escolas (secundárias), significam que os jovens estão a ser "cada vez melhor preparados” na escola que os treina para as provas, a Quark, a funcionar na UC.
Ainda mais 3 dos 4 alunos frequentam o ensino público.
Enviar um comentário