quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A apreensão de Dwight Eisenhower


“Filmem e fotografem o máximo possível,
pois pode ser que um dia digam que nada disso aconteceu.”
Dwight Eisenhower

Os campos de concentração de Auschwitz foram fechados há sessenta e seis anos. Foi no dia 27 de Janeiro de 1945. A cada ano que passa a memória desse dia e de muitos outros de que não nos devíamos jamais esquecer, torna-se mais ténue.

A apreensão de Dwight Eisenhower, general do exército americano, comandante das Forças Aliadas na Segunda Grande Guerra, ganha sentido.

Nem outra coisa seria de esperar, pois quem deve manter a memória histórica, a memória da humanidade viva, de modo que todos a partilhem, falha redondamente a tarefa. Refiro-me à escola, em primeiro lugar.

Mas não se aponte o dedo apenas à escola, que é a instituição a quem sociedade há muito delegou a tarefa de ensinar. Paradoxalmente, é essa mesma sociedade que nega à escola o dever de ensinar... o drama é que a escola consente...

NOTA: Sobre o assunto, leia-se aqui um texto de Palmira Silva e dois outros aqui e aqui .

2 comentários:

Anónimo disse...

A escola consente, porque todos os sectores da sociedade consentem. A escola não é uma ilha. E os erros são perpetuados pelos adultos, porque os miúdos, só com o tempo - nomeadamente o tempo que passam na escola- é que vão perdendo a natural e imensíssima curiosidade, bem como a noção do bem e do mal, que os adultos lhes ensinam todos os dias.

Também receio as consequências da perca da memória do horror
HR

Anónimo disse...

Tão fora há coisas da normalidade
que mesmo postas em fotografia
a gente até por vezes desconfia
da sua eventual realidade!

JCN

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...