quinta-feira, 2 de julho de 2009

Prisão de Coimbra acolhe Exposição de Astronomia:


Informação recebida da organização do Ano Internacional da Astronomia:

O Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC) acolhe "Da Terra ao Universo" ("From Earth To The Universe" - FETTU), uma exposição fora de comum, que apresenta alguns dos mais belos elementos do nosso Universo.

Encontro invulgar com a ciência promovido pelo Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), "Da Terra ao Universo" não tem lugar marcado. Com o apoio das câmaras municipais e de diversas instituições, mostra, durante todo o ano, de Norte a Sul de Portugal (nas paragens de autocarros, nos jardins, museus, centros comerciais, nas estações de metro, nos parques públicos e desde Maio nas prisões), a estonteante beleza do Universo.

O conjunto de 10 imagens astronómicas de grandes dimensões que compõe a exposição dá a conhecer, entre outros, a Nebulosa da Cabeça de Cavalo, a Galáxia Whirlpool, o relevo da Lua, as protuberâncias solares e o remanescente de Supernova da Vela.

O projecto "From Earth To The Universe" (FETTU) foi apresentado na sede da UNESCO em Paris, em Janeiro passado. Perto de 50 países estão neste momento envolvidos na exposição que pretende, de uma maneira inesperada mas, contudo, acessível, fazer chegar a astronomia ao público em geral.

O Ano Internacional de Astronomia desafiou por outro lado todos os amadores de fotografia a sair para a rua e a "imortalizar" a presença inédita dessas imagens astronómicas no quotidiano das nossas cidades. As mais belas fotografias do certame estão publicadas online (aqui).

O AIA 2009 é coordenado em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Astronomia, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Agência Nacional Ciência Viva, do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra e da Fundação Calouste Gulbenkian.

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma análise cuidada das observações astronómicas pode dar indicações preciosas acerca da grandiosidade do Criador. A Bíblia é clara: os céus manifestam a glória de Deus.

No entanto, a observação do Cosmos nada nos diz sobre o modo como supostamente o nada se teria transformado em algo que explodiu, violando a conhecida lei da energia, ou lei da conservação da energia, que desde a sua formulação pelo físico alemão Robert Mayer nos diz que em todos os processos físicos e químicos observáveis a energia total do Universo se mantém constante.

Anónimo disse...

Essa lei diz-nos que não existe nenhum processo natural conhecido pelo qual a energia existente no Universo poderia ter surgido do nada.

Daí que só um processo sobrenatural possa ser responsável pela origem do Universo.

Ou seja, as leis da física corroboram a doutrina bíblica da Criação.

Cruz Gaspar disse...

Caro anónimo criacionista

Não há pachorra para aturá-lo!!!

Você parece ser dos daquelas seitas que não desgrudam até que a gente compre uma brochura.

Ao menos identifique-se [Viu esta informação acima? 1) Identifique-se com o seu verdadeiro nome] e tenha o bom senso de "postar" quando o tema for a a propósito - nesse caso lerei os seus "posts" com atenção.

Cruz Gaspar

Miguel disse...

Bom dia,

Gostaria de lhe apresentar este contador de visitas...

www.siteskan.com

É em português, gratuíto, muito simples, e permite-lhe a si e aos seus leitores ver quais os seus artigos mais recentes..., mais populares,... por data,... por país,... etc. etc. etc.

PELITOS

 Por A. Galopim de Carvalho Já o disse e não é demais repetir que, por razões dinâmicas, decorrentes dos diâmetros das respectivas partícul...