quinta-feira, 21 de julho de 2022

O MAIS IMPORTANTE GEOMONUMENTO NACIONAL


Recebido de António Galopim de Carvalho: 

 MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DE DINOSSÁURIOS DE OURÉM-TORRES NOVAS – O MAIS IMPORTANTE GEOMONUMENTO NACIONAL

Ponto da situação, em 20/07/2022 

Geomonumento instalado na antiga Pedreira do Galinha, foi assim classificado, em 1996, pelo Decreto Regulamentar 12/96 de 22 de outubro. Como cidadão e como geólogo, é meu dever informar o país e, em especial, os governantes das excepcionais grandiosidade, espectacularidade e importância científica deste invulgar património, o que exige que se pense em grande na sua adequada musealização, como um polo de interesse científico, pedagógico, cultural e turístico de nível internacional, na certeza da sua garantida rendibilidade económica, uma previsão realista que tem, também, em conta, a proximidade (10 km) de Fátima, cujo Santuário chama, anualmente, vários milhões de visitantes. 

 O meu propósito relativamente a este Geomonumento pode parecer um sonho ambicioso, mas todos sabemos que “sempre que um homem sonha, o mundo pula e avança”. Este propósito visa ultrapassar o muito e o bom que já ali se fez. Engrandece-o ao dar-lhe a importância que lhe é devida. 

 Trata-se de uma iniciativa pessoal que só me compromete a mim, não só na qualidade de cidadão, que sempre fui e sou, mas também na de quem, desde a primeira hora, há 25 anos, ali deixou muito trabalho. Já o afirmei, por palavras faladas e escritas, que não pretendo ultrapassar ninguém. Pretendo, unicamente, servir. 

OJECTIVOS DESTE PROPÓSITO

 1 - Divulgar amplamente a real importância científica, pedagógica, e cultural deste património natural. 

2 - Lembrar que estas potencialidades constituem um grande atractor turístico, potenciado pela proximidade (10 km) do Santuário de Fátima. 

 3 - Convencer as entidades que o tutelam a encontrarem meios para fazerem nascer um projecto a ser “pensado em grande”, com projecção internacional, compatível com as características que o distinguem a nível mundial. 

 4 – Conseguir que as mesmas entidades encontrem os meios necessários à sua execução. 

CARACTERÍSTICAS DESTE GEOMONUMENTO

 1 - Raridade e significado geológico e paleontológico de uma jazida do Jurássico médio, com cerca 275 milhões de anos, internacionalmente conhecida e reconhecida. 

2 - Qualidade e grande número (cerca de quatro centenas) de pegadas de grandes saurópodes, muitas delas organizadas em trilhos, em número de 20, dois deles, com mais de 140 m. 

3 – Grandiosidade e espectacularidade da jazida, no topo de uma única camada de calcário com 62 500 m2 de superfície. 

 4 - Extensa área envolvente, susceptível de comportar diversos equipamentos complementares deste importante Geomonumento que, especialistas deste tipo de realizações sabem encontrar. Eis algumas, já então pensadas ou propostas, em colaboração com os arquitectos Mário Moutinho e Martins Barata: 

- Percurso de circulação pedonal quilométrico 

- Jardim jurássico

 - Museu e Centro de Interpretação 

 - Auditório 

 - Espectáculos de luz e som 

 - Espectáculos em 3D, com recurso a realidade virtual 

 - Exposições temporárias cobertas e/ou de ar livre 

 - Painel do tempo - Comboio ou túnel do tempo 

 - Parque infantil 

- Recinto de merendas,

 - Cafetaria e/ou restaurante 

 - Silhuetas gigantes 

 - Parque de estacionamento automóvel.

 5 – Atracção turística potenciada pela proximidade (10 km) do Santuário de Fátima. 


ACÇÕES DESENVOLVIDAS NO PRESENTE

 1 - Em 27/06/2022, informei, deste meu propósito: 

 - o Director Regional de Lisboa e Vale do Tejo do ICNV, Eng.º Rui Pombo, 

 - o Presidente da Câmaras Municipal de Torres Novas, Pedro Ferreira - o Presidente da Câmaras Municipal Ourém Juís Albuquerque e 

 - o Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós e da Associação para o Desenvolvimento das Serras d’Aire e Candeeiros (ADSAICA), Dr. Jorge Vala. 

- o Vice-presidente da mesma Câmara, Dr. Eduardo Amaral. 

 2 - Em 17/07/2022, contactei o Primeiro-ministro que o reencaminhou para a Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, onde já fui recebido, em 05/07/2022, numa primeira reunião, onde explanei o essencial deste propósito. 

APOIOS RECEBIDOS 

Universidade de Lisboa (UL) – Tendo abraçado muito positivamente este propósito, o Reitor, Professor Poutor Luís Ferreira, delegou, em 22/06/2022, a sua representação na Directora do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Doutora Marta Lourenço. 

 Universidade de Évora (UE) – A Reitora, Professora Doutora Hermínia Vasconcelos, manifestou-nos o apoio desta Universidade a este propósito, tendo, em 12/07/2022, delegado a sua representação no Professor Doutor Rui Dias, desta mesma Universidade. 

 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) – O Reitor, Professor Doutor Emídio Gomes, manifestou-nos, em 17/07/2022, o apoio desta Universidade, delegando a sua representação nos Professores Doutores Artur Sá e Elisa Preto Gomes.

 Instituto de Ciências da Terra - Envolvendo as Universidades de Évora, Minho e Porto, já nos manifestou, por escrito, em 02/07/2022, idêntico apoio. 

Ciência Viva. A Drª Rosalia Vargas, Directora desta Agência Nacional, a quem, em 24/06/2022, dei conhecimento deste propósito, pretende ser parte dele. 

 Sociedade Geológica de Portugal (SGP)- Declarou verbalmente, em 18/7/22 o seu apoio a este propósito, aguardando-se a respetiva declaração por escrito. 

Associação Portuguesa de Geólogos (APG)- Manifestou-nos por escrito em 18/7/22 idêntico apoio-. 

Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG), idem, em 8/7/22

 Liga da Proteção da Natureza (LPN) idem em 18/7/22

 Instituto Politécnio de Tomar, idem, em 4/7/22 

INDIVIDUALIDADE ENVOLVIDAS NA DEFESA E VALORIZAÇÃO DESTE GEOMONUMENTO 

Elisa Ferreira – Professora catedrática de Economia da Universidade do Porto e actual Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, fica na história deste Geomonumento. Foi no seu mandato e com todo o seu apoio que, após conversações entre o governo e o industrial, foi acordado pôr fim à exploração, a que se seguiu, em 1996, a classificação da jazida como Monumento Natural e a entrega do sítio à administração do PNSAC.

 Maria João Botelho – Arquitecta e então directora do Parque Natural das Serras d'Aire e Candeeiros (PNSAC), liderou o grupo de trabalho que conseguiu a respectiva salvaguarda e conduziu à sua classificação como Monumento Natural, em 1996. Deste grupo de trabalho fizeram parte o Dr, José Manel Alho, em representação da Quercus, o Eng.º Carlos Caxarias, em representação da Direcção Geral de Minas, o concessionário da pedreira, Rui Galinha, o vereador David Catarino, da Câmara Municipal de Ourém, o vereador Pedro Ferreira, da Câmara Municipal de Torres Novas, e uma representação do Museu Nacional de História Natural chefiada por mim, então director deste Museu. 

José Manuel Alho – Biólogo e actual Vice-presidente da Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDRLVT), enquanto director do PNSAC e, depois, presidente do Instituto de Promoção Ambiental (IPAMB) liderou um segundo grupo de trbalhos de que fiz parte, juntamente com o Arquitecto Pedro Martin Barata.Os trabalhos prosseguiram a bom roitmo, enquanto durou a equipa ministerial. 

 Pedro Martins Barata - Professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico e da Faculdade de Arquitetura da então Universidade Técnica de Lisboa, integrou o atrás referido grupo de trabalhos e é o autor do Aramossáurio e do Painel do tempo. 

Fernando Catarino - Professor catedrático jubilado da Universidade de Lisboa, está, desde início, envolvido nos trabalhos inerentes a este Geomonumento, nomeadamente, no que se refere à criação e acompanhamento do Jardim Jurássico Mário Moutinho – Arquitecto e Reitor da Universidade Lusófona, autor do primeiro projeto de musealização deste Geomonumento, esta comigo nesta proposta

. INDIVIDUALIDADES QUE NOS APOIAM NESTE PROPÓSITO

 António Sampaio da Nóvoa – Reitor emérito da Universidade de Lisboa, Ex-embaixador de Portugal na UNESCO e Conselheiro de Estado. 

Carlos Fiolhais - Professor catedrático da Universidade de Coimbra.

 Henrique Cayatte - Designer e ilustrador, Professor convidado da Universidade de Aveiro. 

Luis Raposo - Pré-historiador, Professor universitário e Presidente do ICOM Europa.

 Nota Final

 Estou a completar os 91 anos de idade e sei, portanto, que não o verei concluído, mas isso não me impede de trabalhar, empenhada e intensamente, para o pôr em marcha, necessariamente a correr.

Sem comentários: