quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

ONDE ESTÁS HOJE “CURIOSIDADE”?


A nave espacial "Centauro" que transporta o robô “Curiosity” – o robô-cientista high-tech -, lançada no passado dia 26 de Novembro de 2011, do Cabo Canaveral, na Florida (USA), com destino ao planeta Marte, continua a sua paciente viagem sideral a uma velocidade de cerca de 12 mil km/h em relação à Terra.




Hoje, dia 5 de Janeiro de 2011, as câmaras fotográficas, extensões dos nossos olhos para as janelas do espaço, mostram-nos o planeta Terra a cerca de 11 829 mil km de distância.


Voltadas as câmaras teleobjectivas para o seu destino, previsto para o dia 6 de Agosto de 2012, Marte é visto a 143 108 mil km.


A nave Centauro já percorreu 110 milhões da sua trajectória de 567 milhões de km até se separar do módulo estéril em que "Curiosity" está envolto. Este robô todo-o-terreno e dotado com a mais sofisticada tecnologia analítica alguma vez enviada para o espaço pelo engenho humano, há-de poisar no solo da Cratera Gale na superfície de Marte, a 6 de Agosto de 2012, data prevista para a sua “marteagem”.

Pode acompanhar este produto maior da engenharia e ciência humanas diariamente neste local.

Nota: todas as imagens são o produto da mais pura simulação e as imagens gráficas geradas por computador.

António Piedade

3 comentários:

Francisco Domingues disse...

Fiz umas contas rudimentares e fiquei sem perceber: 12 mil/h x 24 = 288 mil/dia x 30 = 8,640 M/mês x 12 = 95,680 M/ano. Como pode a nave precorrer os 567 M de Kms até 12 de Agosto de 2012? O que me está a falhar?
Obrigado pela resposta.

Graciete Rietsch disse...

Extraordinário o poder da ciência.
Passo a passo mas com determinação os cientistas vão destruindo os "mistérios" que envolvem a falta de conhecimentos.

Cumprimentos.

António Piedade disse...

Caro Francisco Domingues,
O que não está a considerar é que a velocidade de um determinado corpo é em relação a um outro. Como escrevi na outra crónica (http://dererummundi.blogspot.com/2011/12/onde-estas-curiosidade.html), a velocidade desta nave em relação ao Sol é de 178 700 km/h em relação ao Sol!
A velocidade média de translação da Terra ao redor do Sol é cerca de 108 720 km/h. Ou seja se somar (atenção que o cálculo é um pouco mais complicado) a velocidade da translação da Terra com a velocidade da nave que leva o "Curiosity" obtemos um valor de cerca de 120 mil km/h.
Acrescente a isto que, ao longo da sua trajectória até Marte, a velocidade da nave também vai variar.
Por outro lado, se reparar melhor na segunda imagem que apresento, está nela inscrito que a velocidade da nave é de 112 480 km/h
Enfim. Os cálculos efectuados para programar a trajectória da nave até Marte não são lineares e, admito, também não estou na posse de todos os dados.

Cumprimentos

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...