segunda-feira, 12 de outubro de 2009
"AGORA", O FILME SOBRE HIPÁTIA
Movie: "Agora" (2009)
Director: Alejandro Amenabar
Screenwriter: Mateo Gil, Alejandro Amenabar.
Starring: Rachel Weisz, Max Minghella, Oscar Isaac, Ashraf Barhom, Michael Lonsdale, Rupert Evans, Homayoun Ershadi.
Plot Summary: 4th century A.D. Egypt under the Roman Empire... Violent religious upheavel in the streets of Alexandria spills over into the city's famous Library. Trapped inside its walls, the brilliant astronomer Hypatia and her disciples fight to save the wisdom of the Ancient World... Among them, the two men competing for her heart: The witty, priviliged Orestes and Davus, Hypatia's young slave, who is torn between his secret love for her and the freedom he knows can be his if he chooses to join the unstoppable surge of the Christians.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"A escola pública está em apuros"
Por Isaltina Martins e Maria Helena Damião Cristiana Gaspar, Professora de História no sistema de ensino público e doutoranda em educação,...
-
Perguntaram-me da revista Visão Júnior: "Porque é que o lume é azul? Gostava mesmo de saber porque, quando a minha mãe está a cozinh...
-
Usa-se muitas vezes a expressão «argumento de autoridade» como sinónimo de «mau argumento de autoridade». Todavia, nem todos os argumentos d...
-
Cap. 43 do livro "Bibliotecas. Uma maratona de pessoas e livros", de Abílio Guimarães, publicado pela Entrefolhos , que vou apr...
11 comentários:
O que se sabe de Hipatia é ainda hoje pouquíssimo, contraditório, e motivo de grandes discussões entre os classicistas. Este filme é de má qualidade cinematográfica e de pior qualidade histórica. Trata-se meramente de mais uma peça de propaganda anti-cristã. É pena que o RN lhe dê publicidade só por causa disso. O que não se compreende é que depois este blog ache que a educação entre nós está mal e os alunos cada vez mais desinteressados. Será que não vêm que é o que vocês mesmos propóem? Mesmo para propagandear o vosso anti-cristianismo pede-se rigor e objectividade, e não as inanidades deste filme.
Anónimo, tenha calma, veja o filme pelo que ele é, apenas um filme.
O 1º Anónimo parece, de facto, bastante nervoso, acrítico e intolerante.Tem medo que o filme leve os mais distraídos a pesquisar sobre aquela época, a destruição da Biblioteca de Alexandria e o assassínio de Hipátia? "Trata-se meramente de mais uma peça de propaganda anti-cristã", afirma. Como o processo de Galileu ou a condenação à morte de Giordano Bruno pela Inquisição? pergunto eu.
A qualidade do filme (que eu não vi), não é, como se percebeu,a preocupação do Anónimo!
Em Viagem pela Europa, tive a oportunidade de asistir o filme, realmente sabe-se pouc sobre Hipácia de Alexandria, mas a história é verídica, uma mulher filósofa que tinha ânsia de conhecimento, desafiava matemáticos e filósofos, foi ela quem sistematizou a forma organizacional ainda até hoje usan nas bibliotecas... O filme é interessante com belas imagens, e não é um ataque ao cristianismo (favbor lerem livros de História0, ELA TEVE O AZAR DE NÃO CORRESPONDER AO AMOR DE UM BISPO CRISTÃO. Foi tirada de sua carruagem, e esfolada viva em um altar. Asistam o filme. José Luiz Professor de História Filosofia . Sociologia e teologia. Antes de criticar, ao menos tenha conhecimento dos fatos...
Vi o filme, ontem, aqui em Madrid. Achei uma aula de história de uma mulher muito importante para a ciência, que teve muitas das suas descobertas apagadas por conta do incëndio da Biblioteca de Alexandria, feito pelos católicos, como é muito bem retratado no filme.
O filme é extremamente bem dirigido por Alejandre Almenabar e reproduçäo histórica da cidade é fantástica.
Vi como uma aula de história magnífica e desprovido de críticas religiosas e sim uma retrataçäo histórica.
Vale a pena!
Pedro Paes
Vi o filme apenas em janeiro e adorei. Foi um dos melhores filmes que vi, não cnhecia a filosofa mas depois, de ver o filme aprendi e pesquisei alguns factos sobre ela.
Quantos filosofos, matemáticos, estudiosos não foram e são torturados pelas doutrinas da nossa sociedade.. Sou cristã e respeito todas as doutrinas.
Acho que o filme é uma boa retratação histórica.
Pelo que eu li, o filme é sobre intolerância.
(religiosa) Não vi o filme ainda.
O primeiro Anônimo que se manifestou com muita paixão contra o filme, deve ser mais um padreco que não reconhece os erros da igreja. independentemente da qualidade cinematográfica, acredito que esse filme servirá para despertar o interesse nos jovens sobre essa bela alma feminina que debruçou toda a sua vida em prol da Filosofia. vamos fomentar o debate no mais belo estilo clássico!!!
Górgias
O filme é muito interessante e nos faz refletir sobre a filosofia e os fanatismos religiosos também. A atriz é fantástica, sem dúvida.
PESSOAL, A HISTÓRIA CONTADA NOS LIVROS ESCONDE MUITAS VERDADES QUE TALVEZ FORAM QUEIMADAS JUNTAS COM A BIBLIOTECA OU COM A PRÓPRIA HIPÁCIA. PELO QUE SEI A MORTE DELA FOI EXTREMAMENTE BRUTAL. TOTALMENTE DIFERENTE DO DESCRITO NO FILME. ELA FOI ARRANCADA DE SUA CARRUAGEM, TORTURADA E DESTROÇADA AINDA VIVA COM CONCHAS DE ABALONE E POR FIM QUEIMADA. TUDO ISSO PQ NÃO ACREDITAVA EM DEUS. MAS SERÁ QUE ALGUÉM PAROU P/ PENSAR QUE SENDO ELA A ÚNICA MULHER NO MEIO DE UM MONTE DE CIENTISTA A MESMA PODERIA TER EMPRESTADO OS SEUS ÓVULOS P/INCEMINAÇÃO ARTIFICIAL??? ASSIM CONSEGUIRIA PROVAR P/ ÉPOCA Q O HOMEM PODERIA SER COMO DEUS!!! E POR ISSO O INTERESSE TAMANHO DA IGREJA EM ELIMINÁ-LA??? DEIXO AQUI A MINHA DÚVIDA.
Lição de Historia numero 1:
Pelo que vi o pessoal entende do assunto Parabéns gosto de comentários desse nível histórico e cultural, mas, vou fazer 2 ressaltações primordiais aqui espero que apreciem a lição.
o filme retrata Hipátia pobre filosofa que tão pouco sabia de seu trágico destino, chego a dizer que ela foi assassinada pelo medo e ignorancia da época. Mas isso ocorre em aproximadamente sec. IV d.C. e se conultarem a historia no ano 313 d.C. o imperador romano que era PAGÃO se converteu ao cristianismo junto com isso o imperador trouxe alguns costumes dos adoradores do sol 'Pagãos' que perpetuam até hoje como a guarda do domingo.
Mas onde eu quero chegar e que o cristianismo verdadeiro, puro não precisa de bispos, ate mesmo na apropria bíblia cita PASTORES então naquela época da morte de Hipátia, ainda não se tinha um nome para a união do paganismo com cristianismo mas com certeza nao era mais cristianismo mas com o passar do tempo acabou se chamando Catolicismo. Amigos nao estou criticando nimguem ate por que meu dever como filosofo nao me instiga a isso mais observer a historia leiam e perceberam que a Santa inquisição que ASSASSINOU Giordano Bruno mesmo fez com pobre Hipátia poderia explicar a historia inteira mas quero que procurem e saibam mais sobre o filme pois ele é cordialmente dizendo maravilhoso em seus fatos retratados e sim o filme não critica religião é apenas um relato histórica verdadeiro no filme só esta sendo retratado a verossimilhança da época, abraços...
Enviar um comentário