quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O cérebro musical


Ainda ciência e arte. Conjuntamente com a Filipa Lã, bióloga, soprano e professora no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, estou a organizar uma sessão sobre "O Cérebro Musical - The Musical Mind" integrada no próximo Encontro do Forum dos Investigadores Portugueses (subordinado ao tema geral "Cérebro, Vida e Cultura - Brain, Life and Culture"; o sítio é aqui) a realizar em Dezembro no Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa. O dia será 20 de Dezembro e os oradores serão:

- Helena Rodrigues, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, "A música e o desenvolvimento cognitivo dos bébés" (apresentação de 20 minutos).
- Carlota Simões, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, "Mozart e a Matemática" (apresentação de 20 minutos, com demonstrações musicais).
- Jorge Matta, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Maestro do Coro da Gulbenkian, "Da partitura à música" (apresentação de 20 minutos).

Haverá no fim destas apresentações tempo reservado para discussão com o público.

Sem comentários:

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...