terça-feira, 26 de agosto de 2008

Uma escola, uma professora, um aluno


No European Student Competition in Ancient Greek Language and Literature, promovido pelo Ministério da Educação da Grécia, participaram neste ano 551 escolas europeias e mexicanas do ensino secundário, num total de 3.532 estudantes.

Portugal foi representado por uma escola, a Escola Rodrigues de Freitas, do Porto, e por um estudante, Afonso Reis Cabral.

Esta representação deve-se em, grande medida, à iniciativa da professora Alexandra Azevedo, que teve conhecimento do dito concurso através de contactos que mantém nos meios académicos e apresentou-o à sua turma de Grego do 12.º ano. Afonso foi o único aluno a aceitar o desafio. O esforço e a concentração que a preparação exigiu foram compensados com um oitavo lugar.

No próximo dia 1 de Setembro, em cerimónia oficial, que terá lugar em Atenas, receberão o respectivo prémio.

Pessoalmente, vejo neste prémio mais do que um prémio; vejo a tenacidade e o empenho em manter viva a cultura clássica e a esperança de a fazer renascer no nosso sistema de ensino.

Imagem retirada de:
http://farm3.static.flickr.com/2131/2076872590_ada86d2255.jpg

1 comentário:

Rolando Almeida disse...

Boa notícia. Parabéns à professora e aluno.E obrigado pela notícia.
Abraço

NOVA ATLÂNTIDA

 A “Atlantís” disponibilizou o seu número mais recente (em acesso aberto). Convidamos a navegar pelo sumário da revista para aceder à info...