quinta-feira, 21 de agosto de 2008

A força do milagre

14 comentários:

alfredo dinis disse...

Caro Desidério,
Não estarás a baixar o nível do blog desnecessariamete? Ou será que aí pelo Brasil o carnaval já começou?
Saudações,

Alfredo Dinis

Desidério Murcho disse...

Pelo contrário, estou a elevar o nível deste blog: Repara como o Ricardo é alto!

JNS disse...

Uma santinha aos traques logo após um post contra os exorcitas da igreja católica... o nível do blog está abaixo da linha de água...

Desidério Murcho disse...

Gostamos de estar abaixo da linha de água, porque o ar é mais puro nessa zona.

Rolando Almeida disse...

Caro Alfredo e JNS,
Achei as vossas reacções inesperadas. Não sou teólogo, mas se o fosse achava engraçado o sketch por uma razão que me parece óbvia: é que os humuristas estão a fazer humor com a relação mais básica que se pode ter com os santos e a religião. Ou acaso qualquer relação com a divindade, por mais estúpida que seja, é aceitável comente porque é uma relação com o divino? É por esta razão que acho que a vossa reacção é inesperada.
Um abraço

Armando Quintas disse...

Uma reacção inesperada mas bem vinda, há que saber encarar toda a especie de religião, milagres e afins com o humor com que se assiste a uma intervenção dos gato fedorento.
No meio de tanta palermice neste mundo os gato fedorento ainda conseguem ser levados mais a sério.

Continuem a prestar serviço publico com este blog, que continue durante muitos e muitos anos.

alfredo dinis disse...

Caro Rolando,
Não entendi bem o teu comentário.

Alfredo Dinis

Rolando Almeida disse...

Caro Alfredo,
Vou tentar ser mais claro. Lá mais acima dei um erro: é humorista e não humurista, como incorrectamente escrevi. O que pretendi dizer é o seguinte: Mesmo uma pessoa religiosa, como o caso do Alfredo deveria encontrar no sketch do Gato Fedorento uma crítica muito bem elaborada do ponto de vista do humor a uma relação algo básica e primária que os seres humanos podem possuir com a religião e os santos. Todos sabemos das ficções e ilusões que o povo cria espontaneamente com pressupostos religiosos. Se eu fosse teólogo não faria a apologia desse tipo de relação primária com a igreja, mas ela existe e é a ela que se dirige o humor dos Gato Fedorento, pelo que o seu comentário é inesperado. Como lhe digo, se eu fosse teólogo provavelmente acharia alguma piada à crítica que os Gato, dentro da sua arte, fizeram a esse tipo de relação primária. Do mesmo modo, sendo professor de filosofia, não deixo de apreciar uma boa e humorada crítica aos modos de fazer filosofia menos correctos, mais vagos e ligeiros ou, se quiser, ao pseudo intelectuais. Aliás, os próprios Gatos tem um sketch a criticar a filosofia, mostrando que a relação que alguns seres humanos possuem com ela é ridicula e não considero que baixe o nível de um blog de filosofia se postasse esse sketch. Por que não?Por essa razão lhe disse que a sua reacção me pareceu algo inesperada conhecendo eu parte do seu trabalho na filosofia. De todo o modo, é claro, tem direito a reagir, claro que sim.
Cumprimentos

Rolando Almeida disse...

Ah, Alfredo,
A menos que o Alfredo estivesse a ironizar e eu não tivesse percebido!!! Bem,aí retiro o que disse. Interpretei, provavelmente mal, que o Alfredo reagiu algo perturbado com o sketch.

alfredo dinis disse...

Caro Rolando,
Obrigado pelo seu esclarecimento. Não posso dizer que fiquei perturbado, mas também não posso dizer que tenha achado piada ao vídeo. Se se pretende discutir a questão dos milagres, creio que há outros modos bm mais interessantes de o fazer. As pessoas pensam em geral que o milagre tem que ser algo de espetacular, incompreensível, algo que viola as leis da natureza, como se fosse esse o modo de Deus se divertir. Tem havido ao longo da história diversas definições de milagre, mas a que prevalece, mesmo em pessoas cultas, é o sentido carnavalesco e 'popular'. Não crei que o vídeo tenha contribuido para esclarecer seja o que for. Se se integra na 'silly season', tenho que respeitar o sentido de humor do Desiderio, embora espere que ele saiba fazer melhor!

Cordiais saudações,

Alfredo Dinis

SATANUCHO disse...

«As pessoas pensam em geral que o milagre tem que ser algo de espetacular, incompreensível, algo que viola as leis da natureza»

meu caro alfredo, é claro que um milagre viola as leis da natureza, senão não era um milagre

alfredo dinis disse...

Caro Satanucho,
Tem havido ao longo da história diversas concepções de milagre. S. Agostinho, por exemplo, é dos que não vê os milagres como violações das leis da natureza. Não sei que interesse teria Deus em violar essas leis, se foi ele próprio que as criou. Mas o próprio conceito de 'criar leis' não é tão simples como parece. Não creio que Deus seja um arquitecto à nossa maneira.

Cordiais saudações,

Alfredo Dinis

Azul Neblina disse...

Sim, se deus for um arquitecto à maneira portuguesa estamos bem arranjados. E se os santos forem construtores civis então ainda pior.

alfredo dinis disse...

Azul neblina,
Se... Felizmente, não!

Alfredo Dinis

CONTRA A HEGEMONIA DA "NOVA NARRATIVA" DA "EDUCAÇÃO DO FUTURO", O ELOGIO DA ESCOLA, O ELOGIO DO PROFESSOR

Para compreender – e enfrentar – discursos como o que aqui reproduzimos , da lavra da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Ec...