segunda-feira, 11 de agosto de 2008

As 10 maiores descobertas de astronomia dos últimos 35 anos

A revista norte-americana "Astronomy" fez 35 anos em Agosto e publica no número desse mês as 10 maiores descobertas astronómicas desde que existe a revista:

1. A energia negra.
2. Planetas extrasolares.
3. As descobertas feitas pelas sondas planetárias Voyager.
4. O desenvolvimento do modelo do Big Bang com a inflação.
5. A existência de buracos negros
6. As maiores explosões naturais ("gamma ray bursts")
7. Galáxias que "comem" outras.
8. A Supernova 1987A.
9. O "Grande Atractor" (atractor do nosso Grupo Local de galáxias).
10. A Via Láctea como espiral galáctica com barra central.

Para mais informações ver aqui.

12 comentários:

peter heins disse...

Galáxias que "comem" outras.
A conotação vulgar e brejeira de "comer" (e as aspas ainda remetem mais para ela), segundo todos os dicionários que consultei é "ter relações sexuais".
Julgo que num blog como este há que ter mais cuidado com a maneira como se escreve.
Não que me sinta ofendido, até achei piada, mas, num blog feito prioritariamente por Professores Universitários parece-me que os cuidados deveriam ser redobrados.
Um abraço a todos.

perspectiva disse...

Do ponto de vista criacionista, nada a declarar. Apenas convém salientar que o universo consiste em galáxias, estrelas, planetas, pessoas, etc., mas, mesmo dando o benefício da dúvida, a teoria do Big Bang só consegue explicar, na melhor das hipóteses, o surgimento de uma nuvem de gás em expansão. Sucede, porém, que uma nuvem de gás não consegue, expontaneamente, reverter a sua expansão e colapsar nos mais variados objectos que podemos obeservar no Universo.

Não admira, pois, que, descontando as generalidades fantasiosas que por aí se apregoem, nos seus detalhes a origem da matéria e da energia, das galáxias, das estrelas, dos planetas, do sistema solar, da vida e do homem continuem realmente por explicar.

Nabla disse...

Mais uma vez, o leitor acima mostra a sua grande ignorância no que toca às teorias de que fala tão prontamente.

Devo dizer que, na minha percepção, as "generalidades fantasiosas que por aí se apregoam" devem ser as interpretações de seguidores de pseudo-ciência e de ceitas religiosas onde certamente o(a) senhor(a) se insere.

alf disse...

Eu penso que há aqui uma grande confusão ente descobertas e hipóteses.

A «energia negra» não é uma descoberta, é uma hipótese - uma hipótese gerada para explicar o estrondoso desajuste entre as previsões do BB e as observações. Sem nenhuma outra confirmação independente desta teoria.

Por este critério, também poderiamos dizer que os epiciclos do modelo de Ptolomeu foram uma «descoberta».

O mesmo se pode dizer da «Inflacção» e do «Grande Atractor» - embora este possa ser considerado uma descoberta se for considerado apenas como um ponto de convergência do movimento de um conjunto de galáxias sem nenhum substrato material.

E também dos buracos negros - as provas continuam a ser indirectas.


Só não percebo porque é que a «matéria negra» não figura nesta espantosa lista... mas também entendo que esta revista é para o grande publico, isto serão as ocorrencias ligadas à astronomia que mais impacto terão tido no publico..

JSA disse...

Por uma vez concordo com o alf. A inclusão da energia negra está errada numa lista de descobertas. Aliás, a descoberta "existência de buracos negros" contrasta bem com a descoberta "energia negra". No primeiro caso confirmou-se uma hipótese antiga. No segundo apenas se postula a hipótese.

Por outro lado, parece-me que se dá primazia a algumas descobertas (sigo a convenção da lista) recentes. Antes de se colocar a descoberta de exoplanetas devem-se incluir as descobertas das nossas sondas no sistema solar, especialmente as das sondas Voyager (se bem que nunca deveríamos esquecer as restantes, como as Luna, Viking, Pioneer e Venera), que deram origem a muita informação que ainda hoje é aplicada noutras descobertas.

Também colocaria o modelo inflaccionista do Big Bang antes de qualquer outra hipótese, uma vez que praticamente todas as outras estão desta dependentes em termos de explicação.

Peter Heins: na ciência descobrem-se frequentemente fenómenos estranhos, os quais são tão desfasados do nosso dia a dia que se tornam inexplicáveis na linguagem corrente. Para explicar estes fenómenos, os cientistas usam frequentemente termos novos (a teoria das cordas é especialmente fértil neles), os quais apenas são compreensíveis a quem os estude. Para os outros, torna-se necessário estabelecer comparações usando termos do dia a dia. Nesse sentido é que vem o "comer" com as aspas que se vê. E, sinceramente, duvido que mais alguém se tenha lembrado da conotação sexual ao ler isto...

Nabla, estou a ver que é novo aqui. O Perspectiva é um criacionista (por vezes identificado como o professor Jónatas Machado) que é completamente impermeável a explicações científicas, mesmo que feitas com desenhos. Se alguma vez tivesse lido uma Bíblia com gralhas, correríamos o risco de o ver defender que "no início era a verba"...

Anónimo disse...

adoro ciencia e descobertas,mas é inadimissivel qualquer teoria que nao aceite a existencia Deus

RENATO disse...

*-*concordo com anonimo"

Anónimo disse...

aluna 12 anos
bom para mim este blog é ótimo
porque me ajudou a fazer um trabalho que valia
20 pontos a ser incluído nas últimas provas
obrigado ao professor que o criou.

Anónimo disse...

Astronomia; quando criança , minha vô me mostrava
as estrelas e na sua ignorância ou esperteza ela me dizia q as estrelas eram brazas azuis.

Anónimo disse...

a ciência é atualmente a maior prova abstrata de que os ateus estão corretos.logo,o universo se torna a maior prova concreta desse fato.antes que reclamem,tenho apenas 14 anos e transformei meu quarto no meu observatório astronômico e lhes dou a garantia de que,se possível,serei o primeiro brasileiro a pisar em solo lunar e a andar sobre marte.só pra comentar,eu já dei início à minha descoberta revolucionária:um modo de levar o homem a ser imortal.eu sei que isso pode ofender alguns de vocês,mas já está na hora de trocar a bíblia pela ciência e pensar que após a morte simplesmente iremos deixar de existir.temos que investir mais na nossa vida e pensar em maneiras de não só melhorá-la,mas também torná-la infinita!

aratnacla disse...

CARLOS ALCANTARA
Jovem, suponhamos que a teoria do big bang esteja correta, que tudo que há surgiu de unico objeto que explodiu e transformou-se nesse enorme universo. OK
Pergunto-lhe:
Esse primeiro objeto que origem a tudo, quem botou lá, o nada?

Anónimo disse...

a astronomia é facinante

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...