sexta-feira, 21 de setembro de 2007

HÁ PÉROLAS NO EMAIL

Recebi, na caixa de "email", entre outros anúncios (alguns a drogas maravilhosas, acho que todos recebem), um anúncio que é uma verdadeira pérola. Intitula-se "Evolution Cinema Circle" e alicia para sessões de cinema em Lisboa. Reza assim:

"É provavelmente um dos grupos de estudo mais interessante existente no globo. Aprender a aprender é uma das habilidades mais importantes que temos na VIDA mas quase nunca dedicamos tempo para Desenvolver esta habilidade. Aprenda de uma forma muito rápida.(...) Normalmente todas as segundas terças-feiras de cada mês, temos um, dois ou três filmes, ou documentários diferentes. Este programa é totalmente criado com o intuito de o/a servir, reconectá-lo/a com os seus recursos e de o/a ajudar a relembrar os poderes maravilhosos, inimagináveis que todos nós temos. Principalmente relembrá-lo(a) de quem você verdadeiramente é."

Quando eu me esquecer quem verdadeiramente sou irei decerto estar interessado...

Mas quem é o comentador do filme, ou, como é chamado no anúncio, o "facilitador"? Não divulgo o nome para evitar publicidade barata, gratuita mesmo, mas sim o currículo tal e qual vinha no anúncio:

"Consultor de desenvolvimento pessoal e profissional. É especialista em formação corpo, mente e espírito nas áreas de call-center de excelência, atendimento ao público, mestria de influência (vendas) e liderança máxima. É Master Practitioner, Coach em Programação Neurolinguística e Coach Sistémico. É também aluno directo de Neale Donald Walsch, o autor dos livros número um em auto-ajuda em Portugal: Conversas com Deus. Actua como Consultor Trainer e Life Coach da Nova Espiritualidade."

Está lá muito claro: "mestria de influência (vendas)". É favor reparar no parêntesis!

1 comentário:

Anónimo disse...

É verdadeiramente 'questionável' o discurso desenvolvido pelo autor, quando refere:
"criado com o intuito de o/a servir, reconectá-lo/a com os seus recursos e de o/a ajudar a relembrar os poderes maravilhosos, inimagináveis que todos nós temos. Principalmente relembrá-lo(a) de quem você verdadeiramente é."
Como consultor de desenvolvimento pessoal e profissional (e não se desprestigiando a categoria atribuída)pensar o desenvolvimento de alguém suspendendo a sua condição de estar num determinado momento, é sobretudo relativizar a autonomia para a pessoa se pensar a si própria...Criar a realidade a partir da sua própria realidade, repleta de mecanismos induzidos e completamente desintegrados da sua estrutura pessoal própria... A atribuição de significado ao factor «auto-ajuda», constrói uma realidade 'imaginada' no 'como' de alguém, respondendo ao sentido imediato, não de quem se quer atender a ele próprio, mas a quem se submete sentir as recriações elaboradas por este tipo de autores...

Direitos e dever(es)

Texto gentilmente oferecido por Carlos Fernandes Maia, professor de Ética.   O tema dos direitos e deveres desperta uma série de interrogaçõ...