segunda-feira, 3 de setembro de 2007

MAIS "HISTÓRIA DA LUZ E DAS CORES"


Acaba de sair o 2º volume de "História da Luz e das Cores", de Luís Bernardo, na Editora da Universidade do Porto. Haverá ainda um terceiro volume dessa obra. Informação recebida da editora:

O AUTOR

Luís Miguel Bernardo é professor Catedrático do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciado em Engenharia Electrotécnica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve o mestrado e o doutoramento em Física na Universidade Estatal de Virgínia nos E. U. A. Realizou nos últimos 25 anos investigação científica em processamento óptico, holografia e óptica não-linear e ultra-rápida. Fazem parte dos seus interesses a história da ciência e a divulgação científica. Exerce presentemente o cargo de director do Museu de Ciência da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

A OBRA

Perante o extraordinário esforço que os cientistas de oitocentos realizaram no estudo da ciência da luz e das cores, pareceu adequado consagrar este volume exclusivamente ao séc. XIX. Foi neste século que o carácter sobrenatural dos fenómenos luminosos sucumbiu totalmente perante a razão; que a magia óptica se transformou em conhecimento tangível; que se estabeleceram as bases sólidas da óptica clássica.

Este volume das Histórias da Luz e das Cores ocupa-se destes homens, da ciência e tecnologia ópticas que criaram, e das mudanças sociais que estas actividades provocaram. A forte componente cultural destes cientistas coloca-os num lugar privilegiado entre os filósofos escolásticos ou naturais ─ que sabiam quase nada de quase tudo ─ e os cientistas contemporâneos ─ que sabem quase tudo de quase nada.

A leitura deste volume revela ainda que o homem oitocentista continuou a revelar as mais profundas inclinações humanas, através de crenças infantis, especulações fantasiosas e antropomorfismos absurdos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem. Que bom...

António Campos Leal disse...

Aqui vim por mero acaso. Assim deixo o meu comentário. Venha o terceiro volume. O apresentado é de valor tão alto que não me canso de divulgar a obra. Devia fazer parte da formação de quantos lidam com a luz. Na Fotografia, no Teatro, no Cinema, na Iluminação nas diferentes áreas dependentes do entendimento do quanto a Luz é por si só Um Trajecto de Emoções.
António Campos Leal

A ARTE DE INSISTIR

Quando se pensa nisso o tempo todo, alguma descoberta se consegue. Que uma ideia venha ao engodo e o espírito desassossegue, nela se co...